Cuiabá

Cuiabanos resistem ao Censo 2022 e somente 40% já responderam questionário

A legislação vigente determina a obrigatoriedade de resposta, bem como o sigilo estatístico das informações coletadas

2 minutos de leitura
Cuiabanos resistem ao Censo 2022 e somente 40% já responderam questionário
(Foto: Luiza Goulart / IBGE)

Indicador imprescindível na definição de políticas públicas, o Censo Demográfico de 2022 – realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, tem enfrentado resistência, em Cuiabá. Até o momento, apenas pouco mais de 40% da população cuiabana respondeu aos questionários apresentados. O prazo de coleta dos dados será encerrado em dezembro de 2022.

O levantamento é feito a cada 10 anos no Brasil. Porém, em virtude da pandemia da covid-19, houve um atraso, e o levantamento foi retomado neste ano, com objetivo de verificar as condições de vida e perfil socioeconômico da sociedade brasileira.

Atualmente, mais de 156 milhões de pessoas já responderam ao censo no país. A legislação vigente determina a obrigatoriedade de resposta, bem como o sigilo estatístico das informações coletadas.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Nascimento, explica a importância das referências na elaboração das diretrizes que norteiam a qualidade de vida no município.

“O IBGE faz essa ponte com a Prefeitura de Cuiabá, fornecendo e coletando em campo todas as informações. É muito importante que a população entenda essa finalidade e receba os recenseadores em suas residências, Esses números vão nos ajudar nos repasses federais, beneficiando a todos”, frisou o gestor.

Em Mato Grosso, cerca de três mil recenseadores irão fazer o recolhimento domiciliar nos 141 municípios, sendo eles desencadeados nas modalidades presenciais, via internet e telefone.

Importante destacar que os servidores são acompanhados de colete e crachá, funcional, respectivamente. Contudo, os moradores podem realizar a checagem da identidade de cada um deles pelo site oficial do IBGE, telefone: 0800 7218181 ou ligando para o 190 da Polícia Militar (PMMT). Não são indagadas perguntas inerentes a contas bancárias e, tampouco, solicitações de verificações por mensagem de texto ou aplicativos, garantindo a lisura e confiabilidade total durante os processos.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes