Cuiabá

Cuiabanos acreditam que ficarão estáveis no atual emprego até o fim do primeiro semestre

A maioria da população também diz que o acesso ao crédito está mais fácil, e índices impulsionam a intenção de consumo

2 minutos de leitura
Cuiabanos acreditam que ficarão estáveis no atual emprego até o fim do primeiro semestre
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

Os cuiabanos começaram o ano com otimismo no emprego e no acesso ao crédito. Mais da metade da população (56%) acredita que ficará estável no atual emprego pelos próximos 6 meses. Eles afirmam que a situação econômica está melhor agora do que um ano atrás. 

Os dados são da pesquisa de intenção de consumo divulgados ontem (23) pela Fecomércio-MT (Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo de Mato Grosso). Cuiabá teve o 11º resultado positivo seguido para a intenção de consumo. 

O otimismo seria influenciado pela avaliação boa para o emprego e também da renda. O mesmo percentual de pessoas que acreditam na estabilidade de emprego, diz que a sua renda melhorou nos últimos 12 meses. 

“Apesar do comportamento mais comedido na avaliação nacional, em Cuiabá as perspectivas são positivas. Há um cenário de visão otimista do emprego e renda, quando comparado ao ano passado e isso pode gerar mais confiança para consumir e planejar gastos”, diz o presidente da Fecomércio, José Wenceslau Júnior. 

Conforme a pesquisa, os cuiabanos estão 43% com maior intenção de consumo agora do que em janeiro do ano passado. Porém, apesar dos entrevistados afirmarem que estão ganhando melhor agora, o índice de renda, que calcula a média salários, caiu 0,4%.  

Crédito 

A pesquisa aponta que 38% dos entrevistados disseram que está mais difícil o acesso ao crédito hoje do que no ano passado, e 33% disseram que está mais fácil. Apesar do alto índice, no ano passado, 60,2% dos entrevistados acreditavam estar mais difícil e apenas 19% afirmavam estar mais fácil. 

A Fecomércio diz que a melhora no acesso a um dinheiro fora o salário pode explicar sensação de melhor renda dos cuiabanos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes