Cuiabá recebe encontro indígena em comemoração à Semana do Índio

O encontro, que conta também com palestras, mesas-redondas, oficinas de pintura corporal, apresentações culturais, jogos e brincadeiras

Começou ontem (17) e segue até amanhã (19) – Dia do Índio – o “IX Encontro Indígena: Saberes sustentáveis dos povos indígenas”, no Museu de História Natural Casa Dom Aquino. As programações são matutinas e vespertinas e na noite de hoje (18), a partir das 19h, haverá um sarau, com danças, pajelança, cantos, artesanatos e gastronomia típicas. A entrada custa R$ 5 e 1 quilo de alimento não perecível.

O evento é realizado pelo Ponto de Cultura Casa Dom Aquino, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura. Tem o apoio da Sala da Mulher, que repassou alguns itens de estrutura física, bem como alimentos arrecadados, a compor – juntamente com os recebidos dos visitantes – cestas básicas para as aldeias participantes.

O encontro, que conta também com palestras, mesas-redondas, oficinas de pintura corporal, apresentações culturais, jogos e brincadeiras – para promover a interação entre as pessoas não indígenas e indígenas – recebe representantes de sete etnias: Rikbaktsá, Bakairi, Kuikuro, Kaiabi, Bororo, Xavante e Waurá.

Uma das organizadoras, Luciana Ferreira, explicou que o encontro tem recebido estudantes desde a educação infantil até o ensino médio, por meio de agendamento escolar prévio. “Estamos acolhendo 580 alunos por período, além do público espontâneo. É uma excelente oportunidade para o visitante conhecer a cultura deles, longe de estereótipos equivocados”, explica.

A administradora da Sala da Mulher, Daniella Paula Oliveira, participou ontem da abertura, às 8h, e voltará esta noite para o sarau, para o qual esta bastante animada. “É muito rico! Quantos saberes, quanta vivência! E é uma honra para nós, da Sala da Mulher, contribuirmos. São nesses espaços que buscamos estar, onde está a população de Mato Grosso como ela é: diversa”, avalia, aproveitando para convidar: “Penso que todos devem arranjar um tempinho e ir hoje à noite, será fantástico!”.

O sarau será hoje (18), às 19 horas, e, amanhã (19), a programação será de manhã e à tarde, se encerrando às 17h. O Museu Casa Dom Aquino fica na avenida Beira Rio, em Cuiabá, em frente ao Centro Universitário Unic. Mais informações, pelos telefones (65) 3634-4858, 9 9635-8341 ou 9 9650-8919.

Com Assessoria

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJuiz autoriza retirada de documentos do Hospital Jd. Cuiabá
Próximo artigoMT e MS discutem política de gestão e proteção do Pantanal