Covid: MT começará a aplicar 3ª dose de vacina depois de 15 de setembro

Secretário Gilberto Figueiredo diz que doses de reforço ainda depende de compra de novos lotes pelo Ministério da Saúde

Mato Grosso seguirá o cronograma do Ministério da Saúde e começará a aplicar a 3ª dose de vacinas contra a covid-19 a partir da segunda quinzena de setembro. Conforme o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, vão receber a dose de reforço idosos acima de 70 anos que tenham concluído o esquema inicial de imunização há pelo menos seis meses. 

Também serão priorizadas pessoas com condição de baixa imunidade. Serão consideradas as pessoas com doenças cujo tratamento faz baixar a defesa do organismo, como o câncer, soro positivo HIV e transplantados. 

Conforme o secretário, Mato Grosso ainda não recebeu as doses extras para reforçar a imunização de pessoas nas condições previstas. A entrega depende da compra de mais vacina pelo Ministério da Saúde. 

Segundo o Ministério, o reforço vale para quem tomou qualquer vacina usada na campanha nacional de vacinação e será realizado, preferencialmente, com uma dose da Pfizer/BioNTech. Na falta desse imunizante, a alternativa deverá ser feita com as vacinas de vetor viral, Janssen ou Astazeneca. 

A nova etapa da vacinação foi definida após reunião entre o Ministério da Saúde, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O critério para a 3ª dose é o avanço do contágio pela variante Delta do novo coronavírus.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorLourembergue Alves e o livro 1967: Sublegendas, conflitos e quase Impeachment
Próximo artigoIdoso esfaqueia amiga com quem queria se relacionar ao vê-la conversar com outro