Concurso vai premiar melhores cervejas artesanais; inscrições abertas

O concurso será realizado dentro da programação do Festival de Cerveja Artesanal, que ocorre em julho

(Ilustrativa/Pixabay)

O segmento da produção artesanal de cerveja ganha mais um evento para fortalecer a cultura cervejeira local. O “1º Concurso de Cerveja Artesanal Homebrew de Mato Grosso”, que está inserido na programação do Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso, ocorre nos dias 12 e 13 de julho, em Cuiabá. Os cervejeiros caseiros têm até o dia 31 de maio para se inscreverem.

De acordo com uma das idealizadoras do evento, Paula Scanagatta, as iniciativas visam promover ainda mais o mercado da cerveja artesanal. “E estimular o aprimoramento técnico dos cervejeiros caseiros a partir da análise criteriosa das amostras inscritas no concurso.

A comissão avaliadora é formada por juízes do Beer Judge Certification Program (BJCP), Beersommeliers, professores, representantes de instituições dos setores de alimentos e bebidas e populares”, pondera Paula Scanagatta, diretora da Up Eventos e co-idealizadora do festival.

Ao todo, quatro estilos de cerveja – baseados no Beer Judge Certification Program (BJCP) 2015 – serão contemplados em categorias. Entre eles, constam Imperial Stout, IPA, Catharina Sour e Blond Ale. Todas as amostras inscritas – que devem ser entregues no período de 2 a 9 de julho – serão avaliadas conforme os critérios estabelecidos no Guia de Diretrizes de Estilos do BJCP.

Paula explica que os juízes  receberão todas as amostras para análise sem qualquer informação sobre a procedência ou qualquer dado a respeito da inscrição. Ou seja, julgamento às cegas. O resultado final será divulgado durante o festival.

“O medalhista ouro de cada estilo terá um lote da sua cerveja produzida e comercializada por uma cervejaria regional (Cuyabana, Heresia, Louvada ou Vandogh). O rótulo apresentará o nome do cervejeiro e o selo do festival”, finaliza.

De acordo com a assessoria do evento, só será permitida a participação de associados e não associados da Acerva-MT (Associação dos Cervejeiros Artesanais de Mato Grosso).

Podem concorrer cervejeiros caseiros individuais ou em dupla, sendo que um deverá ser responsável pela amostra – que, por sua vez, não poderá ser produzida em estabelecimentos comerciais com equipamentos voltados para fabricação em grande escala, nem já ter sido comercializada no mercado.

Além do concurso e de muitos estilos variados de cervejas artesanais, o Festival da Cerveja Artesanal de Mato Grosso, contará com praça de alimentação, área de jogos e atrações musicais, bem como com um congresso técnico.

Mais informações pelo Instagram (@festival_da_cerveja) . Confira o edital completo do concurso de cerveja artesanal clicando aqui.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTheatro Fúria desata “morais” em espetáculos no Sesc Arsenal
Próximo artigoMostra no Cine Teatro exibe filmes com duração máxima de 1 minuto