Consumo

Compras online: mais de 60% dos consumidores tem “preguiça” de devolver ou trocar produtos

Uma pesquisa inédita explorou os motivos de arrependimento pós-compras dos consumidores brasileiros. E você já se arrependeu alguma vez?

2 minutos de leitura
Compras online: mais de 60% dos consumidores tem “preguiça” de devolver ou trocar produtos
(Foto: Nataliya Vaitkevich / Pexels)

Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. Você tem o direito de desistir de uma compra online dentro de um prazo de 7 dias após o recebimento desse produto. Uma pesquisa inédita, com a participação de mais de 2 mil consumidores, apontou, entretanto, que a maioria das pessoas fica “com preguiça” disso. Mais precisamente 63% delas disseram que já deixaram de solicitar uma troca, por exemplo, por achar o processo muito complicado.

A pesquisa inédita foi realizada pelo Opinion Box e teve como foco esse arrependimento pós-compra. Participaram do estudo, pessoas que realizaram compras online ou em lojas físicas nos últimos 12 meses.

E, como já era de se imaginar, dentre as pessoas que fizeram compras online, 63% admitiram já terem se arrependido, pelo menos, uma vez na vida. Já no caso das compras em lojas físicas, esse número cai para 54%.

A tendência de mais garantia de satisfação no comércio tradicional é explicada na pesquisa: 66% dos entrevistados disseram que o motivo do arrependimento foi ter recebido algo diferente do que imaginava.

arrependimento de compras online
(Foto: Reprodução / Opinion Box)

Compras planejadas x impulsivas: o dilema do consumidor

Ao analisar as motivações por trás do arrependimento pós-compra, a pesquisa também identificou que 57% das pessoas se arrependeram de comprar algo apenas por estar em promoção. Outros 34% admitiram ter feito compras influenciados por celebridades e influenciadores digitais, o que também resultou em arrependimento.

Quanto ao planejamento das compras, 51% afirmaram que geralmente planejam suas aquisições, mas também cedem ao impulso. Para 39%, nada é adquirido sem um planejamento antes e 8% confessaram que a maioria de suas compras é impulsiva.

arrependimento de compras online
(Foto: Reprodução / Opinion Box)

Direito ao arrependimento

Quanto ao Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, apenas 22% dos entrevistados disseram não saber da existência dele. E o comércio, num geral, tem acatado a regra. Mais de 90% dos entrevistados respondeu que, quando solicitou uma devolução do produto, a loja aceitou o pedido prontamente.

Mas devolver o produto não é a decisão mais comum. No caso de arrependimento em compras online, 47% dos consumidores optam pela troca, enquanto 24% entram em contato com a loja para explorar opções.

Já no caso das compras presenciais, 26% dos consumidores preferem só digerir o sentimento e não fazem nada em relação ao produto.

E você, já se arrependeu de uma compra alguma vez?

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