Como o café beneficia no EAD?

Conheça os benefícios da bebida mais amada do Brasil no ensino a distância

(Foto: Reprodução Gabriela Sanda/Pixabay)

Manter uma rotina diária e constante de estudos na pandemia é muito difícil. Isso porque, permanecer focado na matéria de ensino em um momento em que dividimos o mesmo canal – online –  para lazer e aprendizagem, é extremamente desafiador para o ser humano. Ademais, vale ressaltar ainda que, se mesmo antes da pandemia concentrar-se nos livros e nas aulas já era difícil, agora que todo o período é passado dentro de casa e não há uma marcação fixa de horários entre lazer e trabalho, os estudantes enfrentam uma dura batalha consigo mesmos.

Em razão disso, os vestibulandos, concurseiros e universitários, criaram diversas técnicas para conseguir continuar focados nos estudos e sem distrações externas. Usar fones de ouvido que não atrapalhem a leitura e a escrita, fugir da cama, deixar o celular dentro de uma gaveta e até mesmo filmar a si mesmo estudando, são algumas das ferramentas que os estudantes utilizam. No entanto, além de todo o cuidado com as externalidades, estes devem também se precaver aos golpes que as nossas próprias mentes pregam em nós. 

Isto é, quantas vezes você não se viu parado, em frente a um computador ou ainda lendo algumas páginas de um livro sem perceber que, de fato, estava estudando e lendo? Isso ocorre, porque o nosso cérebro foi feito para prestar atenção em coisas que nos interessam e, mexem, de algum modo, com as nossas emoções. Em outras palavras, algo que a gente goste. Vale lembrar ainda, que a nossa mente está geneticamente programada para se concentrar somente por um curto período de tempo ao nosso redor. Ou seja, passar horas estudando é lutar, de certo modo, contra a própria biologia. 

Desse modo, como então conseguir se concentrar 100% nos estudos? Dentre outros métodos, como meditação, que é um incrível modo de treinar o foco, fazer pausas entre 45 e uma hora consecutiva de trabalho e ainda gerar recompensas para si mesmo após alguma tarefa cumprida, um grande aliado dos estudantes no ensino remoto é o café. 

Embora muitas vezes subestimado e conhecido pela maioria das pessoas apenas como um modo de socializar, o café, por ser rico em cafeína – logicamente -, tem grande poder de melhorar a memória, a concentração e a atenção. Uma vez que bloqueia o efeito da adenosina no cérebro – substância que nos sinaliza o cansaço corporal -, a cafeína tem poder de nos “enganar” sobre o nosso real estado de exaustão. 

Assim, inibindo o cansaço, a cafeína ajuda a “resetar” o nosso cérebro, como se tivéssemos acabado de acordar. Nos estudos, isso ajuda a manter a mente ativa e concentrada. Segundo Lucas Paiva, cafeicultor e colunista do site ReviewCafé, “desse modo, ingerir quantidades corretas de cafeína no momento de estudo pode, com certeza, aumentar as chances de você ir bem naquela prova, terminar no mesmo dia aquele trabalho chato que o professor passou de última hora e ainda, memorizar toda aquela matéria complicada de matemática”. 

Dessa forma, para preparar e manter a mente sempre ligada e em constante aprendizagem, é importante que, no preparo do café, não só para a bebida ficar mais saborosa, mas também para ser feita em um menor tempo, utilize-se cafeteiras que ajudem os estudantes a manterem o foco sem perder tempo cuidando de outras atividades. 

Seja em cápsula, em pó, italiana, francesa, expresso… Atualmente existem diversos modelos de cafeteira que são ideais para a realidade de cada usuário. Por isso, é ideal que, antes de comprar o produto, o consumidor tenha em mente as suas necessidades e gostos, para que, desse modo, a escolha feita seja a correta. 

Outro indispensável, para evitar desperdícios e ficar fazendo café várias vezes ao dia, especialmente se o consumo for abaixo, são as garrafas térmicas para manter o café em boa temperatura durante o dia

Com isso em vista, surgiu o site ReviewCafé. Com dezenas de avaliações publicadas, o maior site especializado em café ajuda centenas de usuários pelo Brasil a encontrar não só a cafeteira ideal para seu ambiente de estudos, lar ou escritório, como também auxilia na escolha do melhor pó de café para o seu gosto. Com comparações entre produtos mediante avaliações dos próprios consumidores, o site permite que o usuário tenha, antes da compra, uma visão geral sobre o produto escolhido.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDestinos incríveis para viajar com os amigos
Próximo artigoComo ter uma cozinha prática e saudável gastando pouco