Carreira

Como e onde estudar para concurso público? Buscas no Google crescem até 740%

Se você é um dos brasileiros que tem feito essa pesquisa no Google, separamos dicas de como estudar para concurso e qual deve ser seu primeiro passo

3 minutos de leitura
Como e onde estudar para concurso público? Buscas no Google crescem até 740%
(Foto: Reprodução)

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a taxa de desemprego vem caindo no Brasil ao longo de 2023. Mesmo assim, de acordo com um levantamento do Google Trends, os brasileiros estão cada dia mais interessados em como estudar para concurso público.

As buscas relacionadas a essa exata pergunta – como estudar para concursos públicos? – cresceram 15%, no período entre junho de 2022 e junho de 2023. Mas o interesse maior mesmo é sobre “onde estudar para concursos públicos?”. A busca por essa reposta no Google teve crescimento de 740% em comparação ao ano anterior.

Estudar para concurso começa na leitura do edital

Se você está entre esses brasileiros, saiba que seu primeiro foco de estudo precisa ser o edital do concurso público no qual você almeja passar. Além de toda as datas importantes e regras das provas, esse documento tem muita informação relevante para te ajudar a planejar um cronograma de estudos. Sim, lá estão detalhes sobre o conteúdo a ser cobrado nas provas.

Para agilizar a leitura do edital sem deixar passar informações cruciais, aqui estão algumas dicas valiosas:

  • Familiarize-se com as responsabilidades e os pré-requisitos do cargo que você deseja. Isso ajuda a identificar se a vaga está mesmo alinhada aos seus objetivos.
  • Anote as datas de inscrição e aplicação das provas. Se o concurso for em outra cidade, se planeje antecipadamente para evitar contratempos.
  • Além de descobrir o que estudar, analise o número e os pesos das questões de cada disciplina. Isso vai guiar seu foco na preparação.

Mas afinal, como estudar para concursos?

Depois que você descobrir quais disciplinas precisa aprender e se dedicar mais, está na hora de criar hábitos para tornar suas horas de estudo mais eficientes. Listamos aqui, algumas dicas que podem ajudar:

  • É óbvio, mas não custa reforçar: procure materiais confiáveis. Apostilas, livros e aulas de cursos especializados na área do concurso que você deseja são um exemplo.
  • Quando for organizar seu cronograma, distribua seu tempo entre as diferentes matérias de forma equilibrada. É interessante se dedicar a algo que você tenha mais dificuldade, mas não perca de vista as outras matérias.
  • Mantenha uma rotina de estudos consistente. Evite concentrar todo o conteúdo em um dia só.
  • Resolva provas de concursos anteriores para se familiarizar com o estilo das perguntas e o nível de dificuldade.
  • Busque questões de diferentes bancas examinadoras para se adaptar a diferentes estilos.
  • Faça simulados. Eles vão além de responder perguntas de provas anteriores, eles te aproximam das condições reais que você vai enfrentar no dia da sua prova, como a pressão contra o tempo.
  • Aprenda com seus erros. Enquanto resolve questões, faça anotações do que você não acertou. Isso vai te ajudar em futuras revisões desses pontos.

Lembre-se de que cada concurso possui particularidades. É provável que você precise adaptar essas dicas à sua realidade. Mesmo assim, já servem como um bom ponto de partida.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes