Cinema e turismo: seminário vai discutir implantação de film comission em Mato Grosso

Realizadores do cinema e empresários querem que cenários mato-grossenses sejam usados como locação para filmes

Foto: Christiano Antonucci

O Salão Nobre do Palácio da Instrução abrigará na próxima quinta-feira (07.11), a partir das 15h30, o Seminário “Mato Grosso Film Commission”, voltado à cadeia produtiva do audiovisual e seus desdobramentos econômicos e sociais. A entrada é franca, mas as vagas são limitadas a 100 pessoas, por ordem de chegada.

No encontro, participantes vão discutir alternativas para atrair para o Estado mais produções audiovisuais, bem como apoiar a cadeia produtiva do segmento, traçando caminhos práticos para uma conexão entre os produtores e entidades públicas e privadas da região.

Para palestrar, o publicitário André Faria, diretor executivo da Rede Brasileira de Film Commissions, traz na bagagem informações sobre o desenvolvimento econômico por meio do audiovisual, os impactos gerados e as possibilidades de crescimento do turismo cinematográfico.

Representante do Brasil na Latin American Film Commission Network, a Rede Latino-americana de Film Commissions, André Faria explica que a recepção de projetos audiovisuais acarreta em múltiplos benefícios para as localidades que os recebem, impulsionando assim o crescimento da atividade econômica.

“Uma produção audiovisual aciona empresas locais atuantes nos mais variados segmentos como alimentação, transporte, hotelaria, a exemplo. É real o ganho nas oportunidades de trabalho. Em um segundo momento, temos também o aumento da atividade turística, já que a região ganha maior visibilidade ao ser retratada em mais obras audiovisuais, atraindo assim mais visitantes e movimentando a economia local”, ressalta.

Simplificando, os filme comissions são escritórios de apoio à produção audiovisual (filmes, séries de televisão, documentários, publicidade, etc) espalhados pelo mundo. Objetivam atrair produções audiovisuais, além de apoiar operacionalmente produtores de todos os formatos de conteúdo audiovisual nas filmagens ou photoshoots (sessões fotográficas) numa determinada localidade, realizando a interface entre os produtores e as instâncias governamentais e privadas da região.

“Film Commissions fortes emanam de sociedades e governantes que já compreendem o retorno trazido pelo audiovisual. O seminário no Palácio da Instrução pode ser o primeiro passo para a implantação de um escritório Film Commission em Mato Grosso. Existem muitas Film Commissions espalhados pelo mundo com intuito de atrair e auxiliar as produções realizadas em sua região, sejam locais ou estrangeiras”, aponta André.

 

O evento é realizado pelas secretarias de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Desenvolvimento Econômico (Sedec), via Secretaria Adjunta de Turismo.

Informações: 65 3163-0240

O Palácio da Instrução está localizado na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Telefone: (65) 3613-9240/9230.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS