Cidades

Chuvas intensas em MT: Entenda os riscos de atravessar zonas alagadas com automóveis

Com casos de alagamentos em MT, especialista lista cuidados e danos que veículos podem sofrer ao enfrentar grandes níveis de água

3 minutos de leitura
Chuvas intensas em MT: Entenda os riscos de atravessar zonas alagadas com automóveis
(Foto: Reprodução)

Onze municípios de MT decretaram situação de emergência por causa das chuvas, de acordo com um relatório da Defesa Civil. Os alagamentos em Diamantino, fizeram com que 85 famílias deixassem suas casas, assim como em comunidades ribeirinhas de Cáceres. Já em Vila Bela da Santíssima Trindade, comunidades rurais ficaram isoladas porque as entradas ficaram bloqueadas pelas águas.

Com isso, quem transita de carro pelas vias vive situação arriscada. Quando a água em excesso entra nos automóveis, diversos equipamentos podem ser comprometidos, como sistema de admissão de ar, motor e componentes elétricos, pois os veículos não foram projetados para essas situações.

Para o professor do curso de Engenharia Mecânica da Universidade de Cuiabá (Unic) Estevão Carlos Rodrigues, a travessia de trechos alagados, com a água ultrapassando a metade da roda do veículo cerca de 65 cm, variando de veículo para veículo, deve ser realizada em último caso e se o nível da água estiver abaixo do meio da roda do carro, além de ficar atento para buracos e desníveis na via.

“O ideal é não atravessar locais alagados. Se possível, procure outro caminho mais seguro. O contato com a água pode gerar grandes prejuízos, ou até mesmo a perda total do automóvel”, informa.

Outro ponto importante citado pelo professor é que, com a travessia em zonas alagadas, os motoristas estão colocando sua integridade em risco.

“Quando a água atinge níveis mais altos, a visibilidade fica comprometida e impede que o(a) motorista veja problemas na pista, como buracos, por exemplo. A atenção deve ser redobrada e a velocidade deve ser reduzida para a metade da que é exigida na via. Isso evita acidentes, aquaplanagens etc.”, alerta.

O especialista dá algumas dicas para aumentar a segurança dos motoristas durante as chuvas:

– Planeje sua rota antecipadamente e, mesmo conhecendo a região, avalie a possibilidade de um caminho alternativo, uma vez que imprevistos podem acontecer na ocorrência de chuvas fortes;

– Ao dirigir em áreas alagadas, o carro deve se manter em marcha reduzida, com uma aceleração constante e velocidade média, o suficiente para formar uma pequena movimentação na água à frente do para-choque, caso o condutor decida ou seja obrigado a passar em área alagada.;

– Não acione a embreagem e não troque de marchas durante o trajeto em locais alagados. Faça isso apenas ao chegar em um local seco e seguro;

– Mantenha uma distância maior do carro à frente, assim você permite mais tempo e espaço para manobras em caso de problemas e evita acidentes;

– Desligue rádio, ar-condicionado, luz interna e tudo que não for fundamental para sua segurança durante a travessia em área alagada, pois o veículo pode apresentar aumento do esforço para vencer a resistência da água ou apresentar pane elétrica por conta de sensores em contato com a água.

– Fazer a verificação semanal do seu veículo como pneus, freio, luzes de sinalização, motor e itens eletrônicos no período de chuva para evitar surpresas desagradáveis quando estiver dirigindo seu veículo neste período.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes