Principal

Câmara de Cuiabá retoma trabalhos com reunião de líderes

3 minutos de leitura
Câmara de Cuiabá retoma trabalhos com reunião de líderes

Ednilson Aguiar/O Livre

Câmara Municipal de Cuiabá

Vereadores de Cuiabá retornam ao trabalho nesta segunda-feira, após um período de recesso parlamentar

A Câmara de Cuiabá retoma os trabalhos legislativos nesta segunda-feira (31) com uma reunião do Colégio de Líderes. No encontro, previsto para ter início às 9h da manhã, os vereadores devem definir o que será prioridade para o Parlamento nos próximos meses.

Para o segundo vice-presidente da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, Diego Guimarães, entre os temas que surgirão no encontro estão a nova licitação da coleta de lixo e o impasse acerca da parceria público-privada (PPP) que o município firmou, ainda na gestão Mauro Mendes (PSB), para a iluminação pública da capital.

“Nós temos também um projeto que, acredito, vai ser bastante polêmico sobre as regras para nomeação de cargos comissionados na prefeitura. A proposta prevê que as pessoas indicadas para esses cargos tenham que estar enquadradas no critério da ficha limpa e também uma cota mínima de servidores efetivos ocupando esses postos de trabalho”, explica o vereador.

Quanto à coleta de lixo, os vereadores devem acompanhar o processo licitatório para escolha da empresa que substituirá a Locar Gestão de Resíduos, que assumiu o serviço após uma quebra de contrato com a Ecopav Soluções Urbanas, mas já vem sendo alvo de denúncias por parte dos trabalhadores do setor.

Sobre a PPP da iluminação pública, os parlamentares discutirão uma solução para o impasse judicial que se criou com a decisão do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) de cancelar a contratação do Consórcio Luz Cuiabá. Recentemente, uma decisão da Justiça anulou o ato do peemedebista.

Colégio de Líderes
Comum em parlamentos maiores, como no Congresso Nacional e até na Assembleia Legislativa, as reuniões do colégio de líderes só passaram a ocorrer na Câmara de Cuiabá neste ano.

A ideia do encontro é que os vereadores discutam, antes das sessões plenárias, os projetos e assuntos que serão colocados em pauta. Todos os partidos com parlamentares eleitos têm direito a um representante no encontro.

Para Diego Guimarães, o colégio de líderes democratiza mais as decisões da Câmara de Cuiabá. “Antes, era o presidente, sozinho, quem decidia qual projeto ia entrar na pauta. Agora, cada vereador tem a possibilidade de dar sua opinião e defender aquilo que acredita ser prioridade”, diz.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes