Principal

Buzinaço e vigília: veja como militantes vão acompanhar o julgamento de Lula

2 minutos de leitura
Buzinaço e vigília: veja como militantes vão acompanhar o julgamento de Lula

REUTERS/Nacho Doce

Lula

Lula foi o primeiro ex-presidente a ser condenado por corrupção e agora tentará reverter a decisão do juiz Sérgio Moro no TRF-4

A expectativa em torno do julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva cresce a cada hora para aqueles que acompanham de perto as movimentações do cenário político nacional. O ex-presidente vai a julgamento nesta quarta-feira (24) e deve contar com uma “torcida dividida” também em Cuiabá.

Manifestantes do Movimento Brasil Livre (MBL), por exemplo, anteciparam algumas ações e já realizaram um buzinaço nas principais avenidas de Cuiabá. Enquanto isso, integrantes de movimentos sindicais e do Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso preparam uma vigília amanhã, em frente à sede da Justiça Federal em Cuiabá. A vígilia começará às 6 horas da manhã.

“Nós vamos fazer um protesto justamente para mostrar que este julgamento é um julgamento político acima de tudo. E vamos aproveitar que Lula anunciará sua pré-candidatura à presidência amanhã mesmo”, explicou Robson Cireia, que é membro do Diretório Estadual do PT de Mato Grosso. Cireia contou que pelo menos 10 militantes mato-grossenses viajaram até Porto Alegre (RS) para acompanhar de perto o julgamento.

Já a manifestação dos militantes do MBL foi encabeçada por Rafael Millas e Ulisses Moraes. Por volta das 8 horas desta terça-feira (23), a dupla levou uma faixa para a avenida Fernando Corrêa, na entrada do bairro Boa Esperança, pedindo que os condutores se manifestassem caso quisessem ver “Lula na cadeia”.

“Não consegui dizer quantas buzinadas foram, mas o pessoal aderiu bastante”, comentou Millas. Os coordenadores do MBL organizam mais dois “buzinaços” para esta terça. Um no cruzamento da avenida Mato Grosso com a Prainha, no horário do almoço. E outro na avenida Getúlio Vargas, na altura do Choppão.

Julgamento
Lula deve ser julgado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) na quarta-feira (23) em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele entrou com recurso pedindo a anulação da sentença assinada pelo juiz Sérgio Moro, que o condenou a 9 anos e seis meses de prisão. Lula é o primeiro ex-presidente brasileiro a ser condenado por corrupção.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes