Brasil é o 7º país do mundo em gastos com funcionários públicos

Os gastos afetam a economia em diversas frentes, impedindo o desenvolvimento

(Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

De acordo com dados reunidos pelo Tesouro Nacional, o Brasil tem o sétimo maior gasto com remuneração de servidores públicos no mundo. No estudo, pesquisadores analisaram 73 países.

Ainda segundo o estudo, o Brasil gastou cerca de 12,9% do PIB em 2019 apenas com salários de funcionários públicos em atividade.

O estudo considerou apenas despesas com pessoal ativo de União, Estados e municípios. Dessa forma, o estudo não considerou funcionários aposentados ou licenciados.

Campeão entre os países emergentes

Dos países em crescimento, os famosos “emergentes”, o Brasil é o país que mais gasta com pessoal contratado, na frente de países como Rússia (que despende 9,4% do PIB), Chile (7,1%), Peru (6,8%) e Colômbia (5,7%), e também supera a de países como Estados Unidos (8,7%), Alemanha (7,6%) e Espanha (10,4%).

O Brasil perde somente para Arábia Saudita (que utiliza 17,1% do PIB para despesas com servidores), África do Sul (15,2%), Dinamarca (15,1%), Noruega (14,9%), Islândia (14,4%) e Samoa (com gastos de 13,1% do PIB). O painel considera as despesas de salários e a contribuição patronal para a previdência dos servidores.

Supersalários e penduricalhos

Os gastos com supersaláros e penduricalhos também impulsionam a gastança do Brasil com pagamento de funcionários.

No judiciário, diferentes carreiras em diferentes órgãos pagam salários mais altos do que o permitido, incluindo bonificações financeiras no pagamento mensal.

Prejuízo na economia

Devido aos gastos do erário com o pagamento de salários e benefícios ao funcionalismo público, o Brasil também tem uma alta carga tributária, que acaba por inviabilizar o nascimento de muitas empresas no setor privado e congelar a economia.

O rombo financeiro gerado pelos gastos com pessoal também impede o relocação de recursos em outras áreas da sociedade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorOperação policial contra rede de pedofilia cumpre dois mandados em MT
Próximo artigoDois são presos por matar casal de idosos com foice em assalto no interior de MT