Negócios

Black Friday: setor da construção civil foi o que mais cresceu em vendas neste ano

O aumento foi de mais de 10%, segundo pesquisa, deixando para trás setores como móveis e eletrodomésticos

2 minutos de leitura
Black Friday: setor da construção civil foi o que mais cresceu em vendas neste ano
(Foto: Freepik)

Que a construção civil tem impulsionado para cima os indicadores do mercado de trabalho no país – mesmo durante a pandemia -, não é novidade. Mas o setor também se tornou o destaque da Black Friday deste ano.

Uma pesquisa realizada pela Cielo e divulgada na última segunda (30) mostrou que o setor de materiais de construção foi o que mais cresceu em vendas durante temporada de promoções. O aumento foi de 10,7%.

Em segundo lugar, apareceram as drogarias e farmácias (8,7%) e, em terceiro, móveis, eletrodomésticos e lojas de departamento (6,5%).

Filipe Colombo, é CEO da Anjo Tintas, e diz que a empresa viveu um aumento de 16% nas vendas só em outubro. Segundo ele, o produto está em alta desde o início da pandemia, em março.

E a constatação a que ele chegou para explicar o “fenômeno” é que a quarentena e o isolamento social fizeram as pessoas passarem a olhar mais para suas casas.

“Com o home office e mais tempo no mesmo local, as pessoas começaram a sentir necessidade de fazer reformas, seja para deixar o ambiente de trabalho mais confortável, seja para renovar os ares”.

Faz sentido, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Hibou, empresa que monitora o mercado, também em outubro. Na época, o levantamento apontou que quase metade dos brasileiros (49%) estava insatisfeito com a própria casa.

Reforma sem barulho

No caso específico das tintas, Filipe Colombo acredita que o fato de o produto conseguir mudar consideravelmente um ambiente, sem fazer barulho e alterar demais a rotina da casa é mais um dos fatores que explica o crescimento das vendas.

“Não faz sujeira, barulho nem tem cheiro. Além disso, a mudança de cor de um ambiente pode mudar todo o clima da casa”, comenta.

Aliás, o barulho das reformas dos vizinhos foi uma das queixas mais ouvidas pelos síndicos de condomínios no início da pandemia.

Um estudo realizado pela startup de inteligência artificial Emotions Meter – que analisa sentimentos nas redes sociais – apontou que os sentimentos que mais se destacam quando se fala em construção civil, são “irritação com obras de terceiros”, “irritação com transtornos de obras” e “intenção de reformar e construir”.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes