Que a construção civil tem impulsionado para cima os indicadores do mercado de trabalho no país – mesmo durante a pandemia -, não é novidade. Mas o setor também se tornou o destaque da Black Friday deste ano.
Uma pesquisa realizada pela Cielo e divulgada na última segunda (30) mostrou que o setor de materiais de construção foi o que mais cresceu em vendas durante temporada de promoções. O aumento foi de 10,7%.
Em segundo lugar, apareceram as drogarias e farmácias (8,7%) e, em terceiro, móveis, eletrodomésticos e lojas de departamento (6,5%).
Filipe Colombo, é CEO da Anjo Tintas, e diz que a empresa viveu um aumento de 16% nas vendas só em outubro. Segundo ele, o produto está em alta desde o início da pandemia, em março.
E a constatação a que ele chegou para explicar o “fenômeno” é que a quarentena e o isolamento social fizeram as pessoas passarem a olhar mais para suas casas.
“Com o home office e mais tempo no mesmo local, as pessoas começaram a sentir necessidade de fazer reformas, seja para deixar o ambiente de trabalho mais confortável, seja para renovar os ares”.
Faz sentido, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Hibou, empresa que monitora o mercado, também em outubro. Na época, o levantamento apontou que quase metade dos brasileiros (49%) estava insatisfeito com a própria casa.
Reforma sem barulho
No caso específico das tintas, Filipe Colombo acredita que o fato de o produto conseguir mudar consideravelmente um ambiente, sem fazer barulho e alterar demais a rotina da casa é mais um dos fatores que explica o crescimento das vendas.
“Não faz sujeira, barulho nem tem cheiro. Além disso, a mudança de cor de um ambiente pode mudar todo o clima da casa”, comenta.
Um estudo realizado pela startup de inteligência artificial Emotions Meter – que analisa sentimentos nas redes sociais – apontou que os sentimentos que mais se destacam quando se fala em construção civil, são “irritação com obras de terceiros”, “irritação com transtornos de obras” e “intenção de reformar e construir”.
(Com Assessoria)