Consumo

Black Friday em MT: pesquisa prevê aumento de mais de 35% nas vendas em 2023

Homens são a maioria entre os consumidores que pretendem comprar algo hoje (24), dia da Black Friday

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Black Friday em MT: pesquisa prevê aumento de mais de 35% nas vendas em 2023
(Foto: Reprodução)

A pesquisa anual realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), sobre as expectativas e comportamentos dos consumidores de Mato Grosso em relação à Black Friday, apontou que as vendas este ano deverão ter aumento de 35,04%.

Segundo o superintendente da CLD Cuiabá, Fábio Granja, a Black Friday de 2022 não alcançou as expectativas devido a eventos como a Copa e eleições. No entanto, as projeções para 2023 indicam um aumento nas expectativas de compra, acompanhado por um crescimento de 13,77% no valor médio gasto em presentes.

“A estimativa de faturamento no comércio para este ano é de R$ 563 milhões, consolidando a Black Friday como um evento de impacto significativo no cenário comercial local. Esse montante não apenas impulsionará as receitas dos comerciantes, mas também injetará vitalidade na economia local, gerando empregos temporários, estimulando a produção e fortalecendo a relação entre consumidores e varejistas”, afirmou Granja.

Pesquisa

A pesquisa sobre a Black Friday de 2023 foi realizada pelo Núcleo de Inteligência de Mercado. Foram feitas entrevistas entre os dias 26 de outubro a 9 de novembro, com 407 participantes, distribuídos por região. O levantamento fornece informações valiosas para o cenário comercial local.

O estudo revela que 60,7% dos que pretendem gastar na Black Friday são homens, enquanto mulheres são a minoria, 39,3%. Predominantemente, as pessoas que pretendem comprar alguma coisa possuem ao menos o ensino médio (53%) e uma expressiva parcela são prestadores de serviços/autônomos (50,1%). A média salarial atingiu R$ 6.672,81.

Um dado significativo destaca que 50,1% dos entrevistados aguardam especificamente pela Black Friday para realizar suas compras, enquanto 57,7% têm a intenção de participar ativamente do evento, com uma média de 3 presentes/produtos por pessoa.

Produtos desejados e gastos previstos

Os itens mais desejados incluem eletrodomésticos (28,2%), roupas e calçados (23,3%), celulares/smartphones (23,3%), móveis em geral (10,7%), produtos de beleza (3,4%), brinquedos/pelúcias (2,8%), artigos esportivos (2,5%), acessórios (0,9%), livros (0,6%), viagens (0,6%), restaurantes (0,6%) e outros (3,1%).

A pesquisa demonstra que 39,5% dos entrevistados pretendem gastar mais nesse ano do que o ano passado, e o valor médio a ser gasto em 2023 atinge R$ 2.396,22, refletindo um aumento de 13,78% em relação ao ano anterior.

Formas de pagamento e preferências de compra

A tendência de parcelamento na Black Friday é destacada, com 63,4% optando por essa modalidade. Entre os meios de pagamento parcelado, o cartão de crédito lidera com 83,8%, seguido por crediário (10,6%), boleto (5%), e outros (0,6%).

As lojas no centro da cidade permanecem como o local preferido para 45,1% dos entrevistados, seguidas por internet/sites (22,1%), shopping centers (13,5%), lojas próximas nos bairros onde mora (9,9%), mídias sociais (2,3%), vendedores avulsos/porta – porta/ conhecidos (0,5%) e outros (6,6%).

Já 54,4% dos consumidores iniciarão a pesquisa na véspera ou no dia da Black Friday, gerando um significativo aumento no fluxo de pessoas nesse dia.

(Com Assessoria)

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