Principal

Atendimentos por doenças respiratórias em Cuiabá aumentam em quase 100%

3 minutos de leitura
Atendimentos por doenças respiratórias em Cuiabá aumentam em quase 100%

Rodrigo Vargas/O Livre

qualidade do ar

A qualidade do ar na região da Grande Cuiabá voltou a apresentar níveis críticos neste ano, em razão do tempo do seco e do alto índice de queimadas em zonas urbanas e em áreas ao redor da cidade.

Por conta disso, o número de atendimentos por doenças respiratórias nas unidades de saúde da capital até o momento aumentou em quase 100%, em comparação ao ano passado.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde  de Cuiabá revelam que foram registrados 1.473 atendimentos neste ano, ante 749 em 2016.

Os casos tratados referem-se a complicações como laringite, faringite, amigdalite, pneumonia/influenza (gripe), bronquiolite, bronquite aguda, enfisema, bronquite crônica, asma e outras inflamações do aparelho respiratório.

Mãe de Lucas Afonso Pereira, 4 anos, Edna Pereira, 36 anos, levou o filho duas vezes na Policlínica do Verdão na última semana, para que ele fizesse inalação. “Ele estava com princípio de inflamação da garganta, não parava de tossir. Mas está melhorando”, contou. 

Análise do boletim diário produzido pelo laboratório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) aponta que o limite permitido de material particulado proveniente da fumaça de queimadas considerado tolerável para seres humanos é de até 25 microgramas (µg) por metro cúbico de ar (m³), porém, o valor que oscila na Grande Cuiabá está entre 100 e 140 µg/ m³ nas últimas 2 semanas.

A Sema alertou que, para os próximos dias, devido a fatores como mudança de ventos, escassez de chuvas e intensificação dos focos de calor, a qualidade tende a piorar. Conforme a secretaria, há indicação para a formação de neblina composta por poluição atmosférica – no caso da capital, sobretudo em decorrência das queimadas.

O fenômeno é apelidado de “smog”, termo que resulta da união das palavras em inglês smoke (fumaça) e fog (nevoeiro). A neblina poluidora chegou a pairar sobre a cidade no ano passado e em 2007 – um dos piores cenários já registrados.

A Sema informou que o Comitê do Fogo  vai avaliar a prorrogação do período proibitivo de queimadas em áreas rurais, que termina no próximo dia 30. 

Ações

A Secretaria de Saúde de Cuiabá comunicou que recentemente adquiriu 47 nebulizadores para reforçar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a partir desta semana.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Milton Corrêa, todas as 91 unidades – entre Centros de Saúde e Programas de Saúde da Família (PSF) – já possuem os equipamentos.

A secretaria orienta a população a colocar baldes de água, toalhas molhadas e umidificadores de ar nos ambientes, além da aplicação de soro fisiológico nas narinas, e da ingestão de bastante líquidos. Pessoas que fazem atividades físicas ao ar livre devem evitá-las entre 10h e 15h.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes