Principal

Arrecadação aumentou, mas gastos também, diz líder do governo

3 minutos de leitura
Arrecadação aumentou, mas gastos também, diz líder do governo

Ednilson Aguiar/O Livre

Deputado estadual Dilmar Dal'Bosco

Deputado estadual Dilmar Dal’Bosco (DEM)

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) afirmou que a proposta de emenda à Constituição (PEC) dos Gastos Públicos e as reformas tributária e administrativa chegam, de fato, à Assembleia Legislativa nesta semana. O líder do governo defende que os gastos sejam reduzidos para que haja fôlego para investimentos em setores como asfaltamento intermunicipal e pontes, além de saúde e educação.

“Nós tivemos um acréscimo muito elevado do custo da máquina em detrimento do que se arrecada. Em 2005, nós arrecadávamos R$ 2,1 mil per capita, e hoje nós arrecadamos R$ 4 mil”, comparou. “Quase dobramos a nossa arrecadação, e a gestão pública está consumindo quase que o recurso todo.”

O governo ensaia a apresentação das propostas desde o ano passado e deverá enfrentar resistência dos movimentos de servidores estaduais organizados, em especial aqueles ligados ao Fórum Sindical, no que se refere a temas como congelamento de salários. Também devem entrar no pacote um novo modelo fiscal e mudanças na administração estadual.

Dal Bosco minimiza a mobilização dos sindicatos e diz acreditar que boa parte dos servidores vê as mudanças como necessárias. “A maioria dos servidores públicos têm consciência da grande crise que está no país, há Estados que não conseguiram pagar RGA nos últimos dois anos e outros que  agora estão pagando o 13º salário de 2016″, citou. “Então, nós vamos ter que ter uma consciência do servidor público, fazer uma autoanálise também de qual é a base salarial do servidor público em relação ao trabalhador comum.”

Placar
Dal Bosco deve se reunir na manhã desta terça-feira, 9, com o governador Pedro Taques (PSDB) e o secretário chefe da Casa Civil, Paulo Taques, para finalizar os projetos. Ele acredita que ao menos 17 deputados — dentre os 21 — sejam favoráveis à aprovação das medidas de contingenciamento nos gastos públicos. 

Segundo o líder da base aliada, estão alinhados os quatro deputados do PSDB, outros quatro do PSB, mais seis do PSD, Romoaldo Júnior (PMDB) e Adalto Freitas, o Daltinho (SD). 

Dal Bosco tem reuniões agendadas com o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (PSB), com os líderes dos partidos e demais deputados da base aliada até o meio desta semana, antes de que os projetos sejam colocados em plenário. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes