Acrismat defende a retomada das atividades econômicas em MT

Em carta aberta, entidade demonstra preocupação com o não funcionamento do comércio, bares e restaurantes

Foto: Assessoria

Os decretos municipais e estaduais que recomendaram o fechamento do comércio e de estabelecimentos de alimentação com restaurantes, bares e lanchonetes, e o isolamento social da população mato-grossense têm causado impactos significativos na economia do Estado.

A inatividade desses setores provoca efeito cascata sobre o setor produtivo e na suinocultura não é diferente. Os produtores registram perda média de R$ 100 por animal enviado para abate. Isso ocorre em consequência da queda da demanda, que causou a desvalorização da proteína no mercado.

Tal situação fez com que a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), divulgasse carta aberta em favor da reabertura dos estabelecimentos comerciais no Estado.

A entidade ressalta que se preocupa com a saúde e o bem-estar da população, mas reforça que o desemprego também é prejudicial às famílias.

Levantamentos recentes apontam o crescente número de pessoas perdendo empregos por conta do fechamento das empresas neste período quarentena.

Segundo dados divulgados pelo Sebrae, 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas definitivamente em razão dos efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

A entidade é favorável ao isolamento vertical como forma de enfrentamento à pandemia e à reabertura do comércio de forma gradativa e controlada.

“Muitos postos de trabalho provêm do comércio. Nove em cada dez empresas não possuem estrutura para continuar com suas portas fechadas de forma indefinida, como vem acontecendo. Acreditamos que com fiscalização, cuidado e orientação seja possível a volta gradativa do comércio, para que a situação não piore e seja reversível em curto prazo”, destaca o diretor-executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMisael quer shoppings abertos
Próximo artigoSem ânimo para treinar? Bodytech Goiabeiras oferece aulas virtuais no Instagram e Facebook

O LIVRE ADS