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99 Pop: usuários denunciam motoristas por mau-atendimento e “golpes”

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99 Pop: usuários denunciam motoristas por mau-atendimento e “golpes”
Foto: Reprodução/Reinaldo Okita

Uma das principais concorrentes da Uber, a empresa 99, que oferece serviços de transporte por aplicativo, tem sido alvo de uma série de reclamações de usuários na capital mato-grossense, que chegaram a taxar algumas das ações de “golpe do 99”. Entre as reclamações estão cobranças abusivas, má-fé de motoristas, desaforos e demora no atendimento.

Faz pouco mais de 10 meses que a 99 passou a funcionar em Cuiabá e a cada dia vem ganhando mais espaço, uma vez que oferece aos usuários uma tarifa menor do que a cobrada pela sua principal concorrente. Por outro lado, uma série de reclamações quanto ao serviço começou a surgir.

Ao LIVRE, a estudante Maria Clara Oliveira, de 22 anos, relatou que passou por uma situação no mínimo desconfortável quando, ao pedir uma corrida próxima à sua casa, à noite, ouviu do motorista que ela “deveria ir a pé, porque a corrida é pequena”.

Usuária do aplicativo com certa frequência, em razão do preço mais em conta, ela revelou que já passou por outras situações que geraram dores de cabeça. Segundo ela, a situação mais recorrente é a demora dos condutores.

Outro usuário, que não quis ter o nome revelado, contou que as reclamações com o aplicativo são muitas, e que apenas utiliza o serviço porque é o disponibilizado pela empresa. Disse ao LIVRE que, em suas viagens, poucas foram as vezes que sentiu que recebeu um serviço de qualidade.

“Primeiro que os motoristas dirigem muito mal. Segundo que demora e depois cancela. Se fosse uma corrida, ok, mas são várias”, resumiu.

Além das próprias experiências, ele ainda revelou diversas situações vividas por uma amiga. Disse que, inclusive, um dos motoristas do aplicativo não permitiu que a colega mudasse o destino da viagem durante a rota. Dessa forma, ela foi obrigada a descer do veículo no meio do caminho. A mesma colega também já teve que esperar mais de uma hora por uma corrida, uma vez que o condutor aceitou o chamado quando ainda tinha outro passageiro no carro.

Cobrança indevida

Enquanto para alguns usuários a demora para a chegada de um motorista é vista apenas como um transtorno, para outros a situação é considerada um golpe.

Uma cliente, que preferiu não ser identificada, relatou que o condutor do veículo havia aceitado uma corrida e, mais de 10 minutos depois, ainda estava no mesmo lugar, que, conforme o aplicativo apontava, seria um supermercado no bairro Jardim Itália.

Segundo a passageira, ela entrou em contato pelo serviço de mensagens, por meio do qual o homem a informou que “já estava a caminho”. Conforme se passavam os minutos e o carro não se movia, ela enviou uma nova mensagem ao homem. Dessa vez, ele perguntou se a cliente pagaria em dinheiro e, ao ter uma negativa, cancelou a corrida.

“Mesmo que não me cobraram o valor, porque foi o motorista quem cancelou, eu fiquei mais de 20 minutos esperando uma pessoa que nunca chegou, à noite, na rua”, relatou.

A mesma usuária do aplicativo contou ainda outra situação pela qual passou. Segundo a mulher, a corrida era entre o Morro da Luz, na região central de Cuiabá, e o bairro Boa Esperança, onde ela se encontrou com amigos. Pelo trajeto, o aplicativo mostrou, antes da corrida, a previsão de custo de R$ 13. No entanto, o saldo final ficou em R$ 173.

“Nós fomos conversando pelo trajeto. Parecia uma pessoa muito gente boa, era um estudante, e eu não reparei, quando desci do carro, que ele não tinha cancelado a corrida. Ele me contou que usava mais de um aplicativo de transporte, assim como a maioria. Eu acho que ele simplesmente deixou a minha corrida ligada, continuou usando outro aplicativo e só foi cancelar no dia seguinte. Nesse meio tempo, quando eu percebi, mandei mensagem. Ele leu e ignorou”, relatou.

Para resolver o problema, foi necessário abrir um chamado com a empresa e solicitar o estorno do valor. Ainda assim, a dor de cabeça não foi esquecida. Segundo ela, outra reclamação do aplicativo é quanto a forma de distribuição das corridas.

“Eu não sei explicar como eles distribuem. Às vezes o motorista está do meu lado, a três minutos, segundo o aplicativo, mas, de repente, passa a estar a 10 minutos. A gente manda mensagem e eles dizem que estão a caminho. Teve uma vez que o motorista disse que estava com outro passageiro. Por que aceitou a corrida então? Aí ele não cancela, porque deve sofrer alguma penalidade, e se eu cancelar eu tenho que pagar”, finalizou.

A situação relatada pela mulher foi gravada em vídeo. Pelas imagens é possível perceber que, durante o percurso do motorista até o passageiro, o carro muda de rota, aumentando, assim, o tempo de espera.

YouTube video

Outro lado

Procurada pelo LIVRE, a 99 informou que disponibiliza um canal de atendimento exclusivo para incidentes de segurança e reclamações. Garantiu que faz a análise do perfil dos motoristas, e que, no processo, verifica o histórico público dos condutores.

Além disso, a empresa informou que, para melhor análise, é necessário que os usuários notifiquem o aplicativo por meio da “Central de Ajuda”, ou pelo telefone 0300 3132 421.

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