Cidades

62 dias sem chuva; Cuiabá sofre com baixa umidade do ar

2 minutos de leitura
62 dias sem chuva; Cuiabá sofre com baixa umidade do ar
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Cuiabá está há 62 dias sem chuvas e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Mato Grosso, não há perspectiva de novas precipitações. Desde a semana passada todo o Estado foi colocado em perigo potencial com relação à umidade do ar.

Dados mostram que 85% dos 141 municípios estão em estado de atenção. O restante em perigo.

Trabalhando constantemente nas ruas da Capital, o motorista de aplicativo Rodrigo Gomes, 33 anos, conta que desde a semana passada começou a sentir a diferença.

“O calor está pesado e o ar-condicionado do veículo não consegue trabalhar no horário entre 12h e 14h. Os passageiros daqui se acostumaram com este período do ano e sabem como é. Agora, quem vem de fora reclama muito”.

Enquanto o cidadão padece, vendedores de eletrodomésticos se preparam para ganhar com a estiagem. Nas lojas, a procura pelos umidificadores de ar aumentou, principalmente pelos modelos mais baratos.

Vendedores reabastecem as pilhas de aparelhos nas lojas da capital mato-grossense (Foto: Suellen Pessetto/ O Livre)

Saiba escolher

Subgerente de uma dessas lojas, André Luiz Pereira da Cruz explica que as pilhas do equipamento são sempre abastecidas, porque a demanda cresceu e tende a ampliar.

Ele aconselha o consumidor a ficar atento às descrições do produto, para não se frustrar.

Conforme André, as pessoas devem confirmar a capacidade de água. Aparelhos com armazenamento abaixo de 5 litros não costumam funcionar a noite toda, sem interrupções.

Outra observação é com relação à vazão do vapor. Neste caso, nada melhor do que pedir um teste no local.

No site do Instituto Nacional de Meteorologia, área pintada de amarelo está sob perigo potencial e em laranja, em perigo

Recomendações

Quando a umidade varia entre 30% e 20%, aumenta o risco de incêndios florestais e doenças respiratórias. Abaixo desta porcentagem, os efeitos à saúde passam a ser mais severos. Há o ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

O Inmet recomenda às pessoas que bebam bastante líquido e evitem desgaste físico ou exposição ao sol. Em Mato Grosso, o horário crítico é a partir das 12h.

Para esta semana, a temperatura vai variar entre 34 e 20 graus, com umidade do ar em torno de 30%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes