57% dos candidatos do Enem em MT não comparecem no 1º dia de prova

Abstenção foi de quase 50 mil inscritos, superior à media nacional, conforme balanço divulgado nesse domingo pelo Inep

Foto: Agência Brasil

Mais da metade dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não compareceu para o primeiro dia de prova em Mato Grosso. Balanço divulgado na noite desse domingo (17) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela administração do exame, aponta que abstenção foi de 57%, superior à média nacional.  

Esse percentual representou cerca de 50 mil candidatos inscritos, pois 101.719 fizeram o pedido de participação, e 98.924 mil fariam a prova física e 2.819 a prova digital. O Inep não divulgou ainda quantos dos inscritos justificaram a ausência para terem direito de participar reaplicação no fim de fevereiro. 

No Brasil, 51,5% dos candidatos inscritos não compareceram, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Do total de 5.523.029 inscritos para a versão impressa do Enem, que começou a ser aplicada hoje (17), 2.842.332 faltaram às provas. 

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse que a abstenção recorde se deve principalmente ao medo da pandemia e a campanhas contrárias à realização do exame. Apesar disso, considera a aplicação vitoriosa. No ano passado, a abstenção no primeiro dia do Enem foi de 23%.  

“Fico satisfeito com o que fizemos no meio de uma pandemia”, diz, “[Quero] qualificar o Enem no meio de uma pandemia como algo vitorioso para não atrasar mais a vida de milhões de estudantes”, disse. 

O tema da redação do Enem 2020 foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Os candidatos tiveram que fazer um texto dissertativo-argumentativo, apresentar opiniões e organizar a defesa de um ponto de vista. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEnem: candidatos com covid devem enviar laudo entre os dias 25 e 29
Próximo artigoMT vai receber 65,7 mil doses da CoronaVac para iniciar imunização