Empreendedorismo

476 mil pessoas são donas do próprio negócio em Mato Grosso

No ramo da construção civil, o Estado se destaca, sendo o segundo maior do País, com 20% dos cadastros

2 minutos de leitura
476 mil pessoas são donas do próprio negócio em Mato Grosso
(Foto: Pixabay)

Em Mato Grosso, 47 mil pessoas são donas do próprio negócio principalmente no setor de comércio e serviços, que concentra 36% dos cadastros, mas também é a principal atividade em outras unidades da federação. Já no ramo da construção civil, o Estado se destaca, sendo o segundo maior do País, 20%, atrás apenas de Tocantins (25%).

Esses números constam no Atlas dos Pequenos Negócios do Sebrae, edição 2022, que indica ainda que 30% dos pequenos proprietários são pessoas jovens, com idades entre 25 e 34 anos, 17% têm nível superior e 75% estão com mais de dois anos na atividade.

É o caso de Fabiano Batista da Silva, de 34 anos, que é formado em engenharia civil e, desde 2019, tem uma empresa no ramo da construção, que atua em todo o Estado. “A fase mais difícil foi no início da pandemia da covid-19, eram feitas poucas contratações. Mas depois estourou a procura pelas reformas”, conta

O engenheiro civil acredita que o ramo vai crescer ainda mais daqui para a frente. “Moradia e infraestrutura sempre vai ser uma necessidade”, comenta.

Números positivos

(Foto: Freepik)

Amanda Alves, analista de Inteligência de Mercado do Sebrae, avalia que os números são positivos e pontua que o crescimento da construção civil demonstra a retomada econômica do Estado.

“Ter esse setor aquecido demonstra que as pessoas voltaram a gastar com o ‘não essencial’, como alimentos”, explica.

Quanto aos pequenos negócios, a estimativa é que os números continuem a crescer. Por conta da pandemia, muitas pessoas buscaram uma forma de trabalhar para si, no chamado “empreendedorismo por necessidade”, por conta das necessidade de complementar a renda ou voltar ao mercado de trabalho.

A sobrevivência dos negócios também é outro ponto positivo que, segundo Alves, demonstra que as pessoas buscam preparo para abrir os seus negócios, ter o entendimento necessário para entrar nesse mundo.

“Temos ainda o acesso ao crédito que foi melhorado e isso também influencia nesse cenário positivo para os negócios”, complementa. “O Sebrae está aberto para apoiar os pequenos e potenciais empreendimentos”, reforça.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes