Educação

Vilã ou aliada? Como usar a inteligência artificial para estudar?

É preciso aceitar: os alunos vão recorrer à inteligência artificial em algum momento. O ideal, então, é que saibam como usá-la em seu favor

3 minutos de leitura
Vilã ou aliada? Como usar a inteligência artificial para estudar?
(Foto: August de Richelieu / Pexels)

Há 25 anos, no dia 4 de setembro de 1998, a Google nascia em Menlo Park, na Califórnia. Pouco tempo depois, início dos anos 2000, debatia-se sobre o impacto dessa ferramenta no sistema de ensino e aprendizagem. Opiniões otimistas, destacavam a infinidade de conteúdo ao qual os estudantes passavam a ter acesso. Os mais pessimistas, viam a cópia descarada de trabalhos acadêmicos como um dos problemas mais evidentes.

Um quarto de século se passou, o Google se consolidou e não conseguimos mais imaginar a vida sem ele. Mas o debate sobre o modelo de ensino e aprendizagem só mudou de ferramenta. Agora, o centro da polêmica são os sistemas de inteligência artificial, o mais famoso deles, o ChatGPT.

Plágio de trabalhos acadêmicos? Não, os professores não conseguem mais identificá-los com tanta facilidade. O ChatGPT é capaz de reescrever tudo de uma forma totalmente nova e diferente da original. Mas será que a ferramenta precisa ser encerada com um problema pelas escolas?

Vilã ou aliada?

Para especialistas em inteligência artificial, a verdadeira questão é que as escolas e os professores precisam se adaptar à evolução tecnológica. Passar a encarar esses sistemas como ferramentas que oferecem aprendizado personalizado, adaptado às características de cada aluno. E os professores? Bem, eles podem deixar de ser meros “provedores de conteúdo” e passarem a ser mentores e curadores de conhecimento.

Essas, pelo menos são as opiniões de Srini Pagidyala, co-fundador da AIGO.AI, uma ferramenta de “chatbot com cérebro”, que oferece experiências de conversação hiperpersonalizadas; e de Cezar Taurion, fundador da Redcore, empresa de Consultoria Estratégica de Inteligência Artificial.

O papel deste texto que vos escrevo? Incitar a reflexão sobre o tema e trazer uma singela lista de ideias de como as ferramentas de IA podem ser utilizadas eficazmente pelos estudantes.

1. Fichamentos

É possível usar uma ferramenta como o ChatGPT para criar paráfrases de trechos de textos acadêmicos, o que pode tornar o estudo mais eficaz. Em vez de copiar integralmente trechos que, muitas vezes, podem ser complexos, os estudantes podem usar a IA para resumir esse conteúdo, o que ajuda a compreender os conceitos e resumir informações extensas.

2. Explicações simplificadas

A IA também uma aliada para explicar de forma simples termos ou conceitos difíceis. Basta pedir e ela pode fornecer uma compreensão mais clara de tópicos complexos, ou seja, uma definição em um texto mais simplificado e de fácil entendimento. Isso pode ajudar estudantes a superar obstáculos na aprendizagem.

3. Cronogramas personalizados

É possível utilizar a IA para criar cronogramas de estudo personalizados, que otimizem o tempo disponível. Os estudantes podem inserir os tópicos que desejam estudar, seus objetivos de aprendizagem e informar quanto tempo têm disponível para se dedicar aos estudos. Pronto, a IA monta o cronograma e basta segui-lo.

4. Estruturação de trabalhos acadêmicos

A IA pode auxiliar estudantes na criação de uma estrutura inicial para trabalhos acadêmicos. Eles podem explicar detalhadamente o projeto ao ChatGPT, por exemplo, e obter sugestões de como organizar o tema para que o contexto todo faça sentido. Também é possível pedir que a IA formate o trabalho final nas normas da ABNT, o que  economiza tempo que pode ser usado para outras atividades.

5. Simulados personalizados

Após o estudo de um assunto específico, os estudantes podem solicitar à IA a criação de um teste simulado personalizado. Isso permite descobrir o que foi realmente absorvido sobre o tema e identificar áreas que requerem mais atenção. A IA pode gerar perguntas e até fornecer respostas comentadas para auxiliar na revisão.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes