O que assistir

Veja 5 documentários sobre o sistema penitenciário brasileiro

Na semana passada, Xuxa causou polêmica ao dizer que presos deveriam ser usados como cobaias

2 minutos de leitura
Veja 5 documentários sobre o sistema penitenciário brasileiro
(Foto: Freepik)

Dados recentes divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que o sistema carcerário brasileiro tem um total de 715.655 presos. Os números colocam o Brasil é o 3º país que mais prende pessoas no mundo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), a população carcerária do Estado é de, atualmente, 11.874 presos adultos. Eles estão distribuídos em 53 cadeias públicas e penitenciárias do estado.

Na última sexta-feira (26), a apresentadora Xuxa Meneghel sugeriu que presos fossem cobaias para testes de vacinas e remédios. A repercussão do comentário foi negativa. Em seguida, ela pediu desculpas.

Por isso, o LIVRE listou cinco documentários sobre o assunto.

1. Justiça (2004)

O documentário de Maria Augusta Ramos acompanha o cotidiano de alguns personagens do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro: tanto os que trabalham ali diariamente (defensores públicos, juízes, promotores) como os que estão de passagem (réus). O filme está disponível no Youtube.

2. Juízo (2008)

Da mesma diretora, o documentário Juízo acompanha a trajetória de jovens pobres menores de 18 anos de idade diante da lei. O longa mostra o instante da prisão ao julgamento por roubo, tráfico, homicídio. Veja o filme aqui.

YouTube video

3. 13ª Emenda (2016)

Disponível na Netflix, o documentário discute a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos e o impacto na vida dos afro-americanos. O texto diz: “Não haverá, nos EUA ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado”.

4. Corpo delito (2017)

Preso há oito anos, Ivan Silva ganhou o direito de sair da cadeia em regime semiaberto, mas pena para se adaptar à nova rotina. Apesar de estar livre da superlotação carcerária, continua preso a uma tornozeleira eletrônica e compartilha entre quatro paredes seu incômodo com amigos e familiares, impossibilitado de sair às ruas e fazer o que realmente deseja sem ter os passos vigiados. Veja o trailer do filme.

5. As mulheres e o cárcere (2015)

O documentário é um apelo contra as precariedades vividas pelas mulheres presas e contra a tortura sistemática no sistema prisional. Para elas, a prisão ainda é muito mais cruel, pois a grande parte é abandonada por seus parceiros. O filme está disponível no Youtube.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes