Veja 5 documentários sobre o sistema penitenciário brasileiro

Na semana passada, Xuxa causou polêmica ao dizer que presos deveriam ser usados como cobaias

(Foto: Freepik)

Dados recentes divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que o sistema carcerário brasileiro tem um total de 715.655 presos. Os números colocam o Brasil é o 3º país que mais prende pessoas no mundo.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), a população carcerária do Estado é de, atualmente, 11.874 presos adultos. Eles estão distribuídos em 53 cadeias públicas e penitenciárias do estado.

Na última sexta-feira (26), a apresentadora Xuxa Meneghel sugeriu que presos fossem cobaias para testes de vacinas e remédios. A repercussão do comentário foi negativa. Em seguida, ela pediu desculpas.

Por isso, o LIVRE listou cinco documentários sobre o assunto.

1. Justiça (2004)

O documentário de Maria Augusta Ramos acompanha o cotidiano de alguns personagens do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro: tanto os que trabalham ali diariamente (defensores públicos, juízes, promotores) como os que estão de passagem (réus). O filme está disponível no Youtube.

2. Juízo (2008)

Da mesma diretora, o documentário Juízo acompanha a trajetória de jovens pobres menores de 18 anos de idade diante da lei. O longa mostra o instante da prisão ao julgamento por roubo, tráfico, homicídio. Veja o filme aqui.

3. 13ª Emenda (2016)

Disponível na Netflix, o documentário discute a décima terceira emenda à Constituição dos Estados Unidos e o impacto na vida dos afro-americanos. O texto diz: “Não haverá, nos EUA ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado”.

4. Corpo delito (2017)

Preso há oito anos, Ivan Silva ganhou o direito de sair da cadeia em regime semiaberto, mas pena para se adaptar à nova rotina. Apesar de estar livre da superlotação carcerária, continua preso a uma tornozeleira eletrônica e compartilha entre quatro paredes seu incômodo com amigos e familiares, impossibilitado de sair às ruas e fazer o que realmente deseja sem ter os passos vigiados. Veja o trailer do filme.

5. As mulheres e o cárcere (2015)

O documentário é um apelo contra as precariedades vividas pelas mulheres presas e contra a tortura sistemática no sistema prisional. Para elas, a prisão ainda é muito mais cruel, pois a grande parte é abandonada por seus parceiros. O filme está disponível no Youtube.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFamosa liderança do MBL declara apoio a Lula em 2022
Próximo artigoMesmo com covid-19, TJ mantém prisão de acusado de roubar gado em MT