Um pouco mais de R$ 120. Esse é o valor médio que o brasileiro pretende gastar com cada presente de Natal neste ano. E as roupas estão no topo de lista de quem pretende presentear alguém.
Os dados são de uma pesquisa sobre a intenção de compras realizada pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).
De acordo com o relatório, 61% dos consumidores planejam comprar roupas, 37% brinquedos, 36% perfumes/cosméticos, 36% calçados e 24% acessórios.
E com a temporada de confraternizações aberta, o Procon de Mato Grosso tem uma série de dicas para a festa não acabar mais cedo do que se imaginava.
1. Planeje e pesquise preços
Para evitar perder o controle dos gastos, economizar e realizar uma compra segura, o primeiro passo é definir antecipadamente o que deseja comprar e quanto pode gastar.
Seja realista com seu orçamento para evitar se endividar.
Faça uma pesquisa de preços e guarde as pesquisas que comprovam a oferta, pois as promoções divulgadas pelos estabelecimentos devem ser cumpridas.
2. Atenção redobrada na internet
Em primeiro lugar, verifique se o site da loja tem o cadeado de segurança. Além disso, sites que não disponibilizam telefone, endereço e CNPJ devem ser evitados. E muito cuidado com os links recebidos por e-mail ou em redes sociais. Prefira sempre digitar o nome da loja no seu buscador.
3. Prazo de entrega
Com a cmpra feita pela internet, também é preciso ficar atento ao prazo de entrega.
É importante guardar o comprovante da compra, com a descrição do pedido, e pedir um e-mail de confirmação, que deve conter a estimativa de data de entrega do produto.
4. Comprou e agora quer trocar?
É importante verificar antecipadamente se a loja oferece essa possibilidade e quais as regras estabelecidas. O fornecedor pode definir prazos e condições do produto, bem como decidir por não efetuar a troca de um determinado tipo de mercadoria.
As condições para fazer a troca – como prazo, local, dias e horários – devem constar na etiqueta do produto, na nota fiscal ou em cartaz informativo na loja.
5. Achou um defeito no produto?
Nesses casos, o prazo para o consumidor reclamar é de até 90 dias para produtos duráveis, exemplo: roupas, eletrodomésticos, móveis, aparelhos celulares, entre outros. Para os itens não duráveis (alimentos, bebidas, flores, etc) o prazo é de até 30 dias.
Com a reclamação feita, o fornecedor tem mais um mês para solucionar o problema. Após esse prazo, se a questão não for resolvida, o consumidor pode escolher entre três opções:
- a troca do produto por outro equivalente;
- desconto proporcional do preço;
- a devolução da quantia paga.
7. Fez tudo certo e ainda assim terá que reclamar?
A sede do Procon de Mato Grosso está localizada na Rua Baltazar Navarros, n. 567, esquina com a Av. General Vale (antigo Sine), Bairro Bandeirantes, em Cuiabá.
Para atendimento presencial, é preciso fazer um agendamento. E pelo mesmo número ainda é possível conseguir uma consulta via WhatsApp. O contato é (65) 9228-3098.
Também é possível registrar sua reclamação pelo no site consumidor.gov.br a qualquer hora do dia ou da noite. As principais lojas nacionais do varejo estão cadastradas neste site e podem ser acionadas pelo consumidor sem ser preciso sair de casa.
Outras opções de atendimento são:
- Ganha Tempo da Praça Ipiranga (Cuiabá): das 08h às 17h, por agendamento.
- Centro Estadual de Cidadania, dentro do Várzea Grande Shopping: das 10h às 18h, por ordem de chegada.
- Posto do Procon Estadual na Assembleia Legislativa: das 7h às 17h.
(Com Assessoria)