Variedades

Tudo o que você precisa saber sobre como transformar vídeo em foto

9 minutos de leitura
Tudo o que você precisa saber sobre como transformar vídeo em foto
(Foto: Pexels)

Você já quis transformar vídeo em foto? Afinal, quem nunca passou por uma situação em que quis extrair um quadro de um vídeo, seja o sorriso de um filho, a entrada da noiva, ou uma informação importante de um curso em vídeo, não é mesmo?

E com tanta tecnologia, aplicativos, dispositivos eletrônicos e ferramentas digitais ao nosso dispor, é de se esperar que isso possa ser uma realidade.

Para falar sobre esse assunto, mostrar as opções e dar algumas dicas, hoje trouxemos muitas informações para você. Sendo assim, acompanhe até o final e veja tudo o que você precisa saber sobre como transformar vídeo em foto.

É possível transformar vídeo em foto?

Em primeiro lugar, antes de saber como transformar vídeo em foto, é interessante saber como uma gravação de vídeo funciona.

Em uma gravação normal, com uma câmera digital ou celular, cada segundo tem 24 imagens estáticas, ou quadros. Assim sendo, podemos dizer que um vídeo contém muitas “fotos”.

Desse modo, se conseguirmos acessar esses quadros, podemos ter uma imagem estática, ou uma fotografia, em cada um deles.

A boa notícia é que existem muitos programas e softwares de computador que nos dão acesso a essas imagens capturadas em vídeo, quadro a quadro, para podermos extrair fotos delas.

Quando dizemos isso, até parece que estamos falando de programas sofisticados do FBI, usados para conseguir analisar vídeos de câmeras de segurança e identificar bandidos.

Porém, esses recursos estão mais perto e acessíveis do que se pode imaginar. Afinal, além de recursos alternativos, já existem aplicativos para PC e celular que nos permitem transformar vídeo em foto de maneira super rápida, fácil e eficiente.

Como transformar vídeo em foto?

Para transformar vídeo em foto, um recurso bem simples e amador é tirar um print durante a execução desse vídeo.

No celular, a forma de se fazer essa captura de tela pode variar de um dispositivo para outro. Mas, basicamente, você pode pausar o vídeo no momento do qual deseja extrair uma imagem e fazer o print.

Depois, essa captura irá ficar armazenada em sua galeria ou no Google Fotos para que você possa editá-la, enviá-la, postá-la, etc.

Já no PC, você pode fazer capturas de tela de diferentes modos, como:

  • Apertar a tecla Print Screen;
  • Pressionar simultaneamente em CTRL e P;
  • Pressionar a tecla Windows, Shift e S, dentre outras formas.

Depois, você acessa a sua biblioteca e visualiza as imagens lá.

Entretanto, essa técnica pode não ser a mais eficiente, pois você precisa escolher manualmente o momento exato de dar pause e fazer o print, o que pode ser complicado.

Além do mais, as imagens não ficam com a melhor das resoluções. Ao invés disso, você pode utilizar programas desenvolvidos para transformar vídeo em foto, dentre outros tipos de edição.

Afinal, essas ferramentas contam com Inteligência Artificial, que consegue isolar cada quadro do vídeo, o que facilita muito na hora de extrair as imagens estáticas. Essas imagens, também, possuem um formato mais compatível com a maioria dos dispositivos e uma resolução melhor.

Qual a melhor ferramenta para transformar vídeo em foto?

Para transformar vídeo em foto de modo que ela fique boa o suficiente para você possa imprimi-la, por exemplo, o ideal é que você utilize ferramentas próprias para edição de vídeo.

E um dos melhores programas para se fazer isso é o Filmora. Através desse programa, você pode converter vídeos de e para mais de 1000 formatos, além de fazer vários tipos de edição, adicionar efeitos, etc.

Além do mais, o Filmora conta com Inteligência Artificial capaz de isolar as imagens quadro a quadro para que você possa fazer a extração das imagens estáticas deles.

Para transformar vídeo em foto usando o Filmora, você deve:

  • Abrir o editor de vídeo do programa;
  • Escolher o arquivo de vídeo do qual você deseja extrair a imagem estática;
  • Arrastá-lo para a área de edição;
  • Para conseguir capturar a imagem que quer com qualidade, importe o vídeo para o “Projeto Mídia” e clique duas vezes sobre ele para visualizá-lo;
  • Depois, é só clicar no ícone da câmera, que fica na parte de baixo da tela, do lado direito para fazer a captura da foto.

Essas imagens que você consegue por meio de extração de quadros de vídeos no Filmora, sempre estarão no formato JPG. Portanto, se você quiser essas fotos em outros formatos, talvez seja necessário um outro programa para convertê-las.

Como converter fotos para outros formatos?

Depois de transformar vídeo em foto, se você quiser convertê-la para outro formato, como JPEG, epub, etc, você pode usar algum aplicativo ou mesmo uma plataforma online.

Uma boa ferramenta para isso e que não precisa ser instalada, é o site Convertio. Aliás, por meio dele, você pode transformar as fotos em PDF, e outros formatos para facilitar a criação de ebooks, por exemplo, dentre outros documentos.

Para isso, é só seguir esse passo a passo:

  • Em seu PC ou dispositivo móvel, abra o navegador e acesse o site oficial Convertio;
  • Depois, selecione o arquivo que deseja converter, teclando no ícone “Selecionar arquivos”:

  • Nos ícones que ficam do lado deste, também é possível importar arquivos do Drive, do Dropbox ou mesmo da internet;
  • Você pode optar por converter uma imagem por vez ou fazer conversões em massa, teclando em “Selecionar Ficheiro”, que aparece na página seguinte á esta;
  • Então, escolha qual o formato para o qual você deseja converter a foto e clique em “Converter”.

A conversão leva alguns segundos apenas e você já pode baixar as imagens, clicando em “Descarregar”.

Uma coisa que deve ser ressaltada é que, na maioria das vezes, depois de você transformar vídeo em foto, dependendo da resolução da sua câmera, a imagem pode ficar um pouco granulada e com ruído.

Isso mesmo se você usar uma boa ferramenta como o Filmora. Porém, você pode melhorar a qualidade dessas fotos com recursos gratuitos e de forma bastante simples.

Como desembaçar fotos com passos simples?

Depois de transformar vídeo em foto, você pode querer melhorar a resolução dessas imagens para imprimi-las ou mesmo compartilhar em suas redes sociais.

Existem vários aplicativos e programas excelentes que permitem que você faça isso, que você pode baixar e utilizar.

No entanto, uma alternativa de como desembaçar fotos é usando o próprio Google Fotos. Para isso, depois que você transformar vídeo em foto usando o Filmora, ou outro método de sua escolha, é só você fazer o seguinte:

  • Entre no Google Fotos;
  • Selecione a imagem que você capturou do vídeo;
  • Clique em “Editar”;
  • Depois, vá em “Remover granulado” ou “Aumentar nitidez”;
  • Com esses recursos, você desembaça a foto e remove todo o ruído. Depois, é só clicar em “Concluído” e em “Salvar Cópia”.

Desse modo, você pode extrair as fotos dos vídeos, convertê-las para o formato que desejar e ainda deixá-las com uma qualidade muito melhor.

Dica especial para transformar vídeo em foto

Se você quer transformar vídeo em foto, além de fazer diversos outros tipos de edição em conteúdos audiovisuais, como converter, compactar, adicionar efeitos, etc, mas não tem PC ou prefere fazer tudo pelo celular, saiba que o Filmora tem uma versão para dispositivos móveis: o FilmoraGo para Android e o FilmoraGo para iPhone.

Esse app, que está disponível para download no Google Play e no App Store, permite que você faça o vídeo, edite, faça as capturas de imagens e compartilhe, tudo pelo mesmo app.

Sendo assim, fica muito mais fácil fazer as suas produções, armazená-las e compartilhá-las de onde você estiver, desde que o local tenha acesso à internet.

Portanto, o FilmoraGo pode ser a melhor opção para você, principalmente se você for iniciante, uma vez que ele possui uma interface super fácil de usar, bem fluida e com rápida visualização e acesso ao recurso desejado.

Melhore suas experiências:

Como já deu para perceber, a oferta de recursos tecnológicos que possibilitam maior autonomia para a criação e o consumo de conteúdos é bastante vasta.

Desse modo, foi-se o tempo em que tínhamos que tirar uma foto, mandar revelar e torcer para o filme não queimar e para não estarmos de olhos fechados na foto!

Hoje em dia, podemos manipular fotos e vídeos em tempo real para deixá-los do nosso gosto e compartilhar a melhor versão das imagens com quem queremos.

Essa liberdade é uma parte importante da nossa evolução enquanto sociedade e nos ajuda a termos mais segurança e prazer enquanto nossos momentos importantes acontecem.

Afinal, sabendo que podemos nos valer dessas ferramentas para captar e eternizar esses momentos em vídeo, ficamos até mais à vontade para curti-los.

Por exemplo, em um dia marcante, como a formatura ou o casamento, não é preciso se preocupar em estar sempre perfeito para tirar as fotos, pois se tivermos o vídeo completo da cerimônia, é só usar o Filmora ou outra técnica para transformar vídeo em foto e capturar a imagem mais bonita!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes