Especial

Tempo do Advento: Como os católicos se preparam para a vinda de Jesus Cristo

A cada domingo uma vela da Coroa é acesa até a chegada da semana do Natal

3 minutos de leitura
Tempo do Advento: Como os católicos se preparam para a vinda de Jesus Cristo
A tradicional Coroa do Advento, cujas quatro velas representam os domingo anteriores ao Natal (Foto: Pixabay)

A luz da primeira de quatro velas da tradicional Coroa do Advento marcou, nas Missas do domingo (28) o início do novo Ano Litúrgico e o Tempo do Advento. A cada domingo uma vela da Coroa é acesa até a chegada da semana do Natal.

A origem desse objeto remete a um teólogo e pedagogo chamado Johann Hinrich Wichern, na Alemanha do séc. XIX. Wichern trabalhava num abrigo de órfãos e utilizou uma roda de carroça para marcar quantos dias faltavam para o Natal. O alemão criou essa Coroa a pedido das crianças, que sempre o perguntavam quanto tempo ainda faltava para a festividade, demonstrando uma alegre, saudável e santa ansiedade.

É esse o significado do Tempo do Advento: a boa expectativa pela vinda de Jesus Cristo, Deus que se fez homem. A própria palavra Advento significa “o que está por vir”. A vivência piedosa desse tempo começou a acontecer entre os séculos IV e VII, segundo a Comunidade Shalom.

Católicos não se preocupam tanto – ou não deveriam se preocupar – com Papai Noel, presentes, árvores enfeitadas, pisca-piscas ou com o peru da ceia de Natal. Em vez disso, preparam-se para receber Seu Senhor da melhor forma possível.

Essa vinda não é apenas aquela do nascimento do Menino Jesus na gruta fria em Belém, relembrada a cada dia 25 de dezembro. Espera-se, também, Sua Segunda Vinda, com toda Sua Glória, no Final dos Tempos, quando irá julgar os vivos e os mortos e instaurar Seu Reino, que não terá fim.

Preparai o caminho

Como São João Batista se alegrou ao ouvir a voz de seu amigo, o esposo (cf. Jo 3,29), os católicos também esperam com jubilosa alegria a vinda de Seu Senhor. Deve-se levar uma vida reta para aguardar Aquele que é a Fonte de toda a Bondade. Para isso, é necessário que haja mudança de vida – para melhor.

As penitências são um meio interessante para essa mudança espiritual. São João Batista mesmo fazia penitências no deserto antes de anunciar seu Primo como o Filho de Deus.

Porém, as penitências feitas durante o Tempo do Advento não devem ser tão duras quanto aquelas da Quaresma, pois é um tempo de alegria.

A ACI Digital e O LIVRE indicam alguns modos de penitência e de preparação para a vinda de Jesus Cristo:

  • Jejuns e outros pequenos sacrifícios, como acordar uns minutos mais cedo;
  • Deixar de comer algo que gosta muito, desde que não faça mal à saúde – doces, refrigerantes, frituras, etc;
  • Abdicar de algum conforto em alguns dias da semana – desligar o ar condicionado, não sentar em cadeiras almofadadas, etc;
  • Fazer mais orações de joelhos;
  • Ir à Missa todos os dias;
  • Fazer pelo menos 15 minutos de oração e meditação todos os dias;
  • Adoração ao Santíssimo Sacramento;
  • Maior devoção à Virgem Maria, Mãe de Deus, pois sem Ela não existiria Jesus; e
  • Confissão e comunhão frequentes.

Você ainda não começou? Não se preocupe

Se você é católico e ainda não começou a se preparar para a vinda de Jesus, não se preocupe. Ainda é possível. Procure saber o que precisa melhorar em sua vida, escolha suas penitências, corporais ou espirituais, e brade com alegria, pureza e esperança: “Maranatha” – “Vinde, Senhor Jesus”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes