Cidades

STJ encaminha documentação de grampos ilegais à Polícia Federal

1 minuto de leitura
STJ encaminha documentação de grampos ilegais à Polícia Federal
Ministro Mauro Campbell (Foto: STJ)

O ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), encaminhou sete volumes, 12 apensos e 19 caixas do processo do Caso dos Grampos à Polícia Federal. A investigação trata da realização de grampos telefônicos contra pessoas de interesse da cúpula do Governo do Estado.

O inquérito que corre no STJ apura a participação do governador Pedro Taques (PSDB) e membros de sua gestão nas interceptações telefônicas ilegais contra políticos, assessores, advogados, profissionais, membros do Judiciário e outros cidadãos.

Em despacho de segunda-feira (02), o ministro remeteu os autos para que a PF realize diligências.
“Remetidos os Autos (em diligência) para USUÁRIO EXTERNO (DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL) COM 7 VOLS, 12 APENSOS, ACOMPANHADOS DE 19 CAIXAS (123)”, escreveu o ministro.

Os grampos foram denunciados pelo promotor de Justiça e ex-secretário de Estado de Segurança Pública Mauro Zaque de Jesus. O promotor recebeu uma denúncia anônima em seu gabinete informando sobre a realização de interceptações na modalidade conhecida como barriga de aluguel. Números de pessoas comuns teriam sido inseridos em investigações que apuravam crimes como o tráfico de drogas da região de Cáceres (217 km de Cuiabá).

Os militares supostamente envolvidos nos grampos respondem a um processo em separado, que corre na 11ª Vara Especializada da Justiça Militar sob comando do juiz Murilo Mesquita.

Inicialmente, o caso foi investigado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso sob relatoria do desembargador Orlando Perri. Contudo, após idas e vindas das investigações, incluindo uma operação contra supostas tentativas de obstruir a atuação dos investigadores que culminou na prisão de coronéis e ex-secretários, o ministro Mauro Campbell avocou o processo em outubro de 2017.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes