Política

STF manda Congresso criar lei para redistribuir deputados federais até junho de 2025

Mato Grosso está na lista de estados que devem ganhar vaga na Câmara Federal, por crescimento da população

1 minuto de leitura
STF manda Congresso criar lei para redistribuir deputados federais até junho de 2025
(Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Congresso crie uma lei até junho 2025 que redistribua o número de deputados federais. Os ministros formaram a maioria ontem (25) no julgamento de um processo que estabelece prazo para a mudança.

A Câmara Federal deverá passar por uma reformulação no tamanho das bancadas por estados. Uns vão perder vagas, outros vão ganhar. A redistribuição tem a ver com o crescimento da população verificada pelo censo 2022.

Mato Grosso deve ganhar uma cadeira e passar a ter 9 deputados federais. O rearranjo não pode estourar a quantidade de 513 deputados federais, a soma de todos os estados. Por isso que, para acrescentar vagas a uns, será necessário retirar de outros estados.

LEIA TAMBÉM

A mudança com base no censo já estava em discussão na Câmara. Projeto de lei do deputado federal Rafael Pezante (MDB-SC) estabelece que a redistribuição fique disponível para as eleições de 2026. A votação da proposta estava na dependência do humor que imperava na Câmara.

O processo em andamento no STF diz que o Congresso deverá ter uma lei pronta sobre o assunto até o dia 30 de junho de 2025.

Um efeito automático da mudança na Câmara Federal será o acréscimo de vagas nas assembleias legislativas. A regra é de 1 por 3. A cada deputado federal, os estados podem ter 3 deputados estaduais. A quantidade em Mato Grosso, nesse caso, deve passar de 24 para 27.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes