Seleção dos Editores

Sorriso é a 6ª cidade com mais mortes violentas do Brasil; MT é o 13° entre estados

Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2023 usa dados do censo do IBGE. No último, de 2010, Sorriso sequer tinha 100 mil habitantes.

3 minutos de leitura
Sorriso é a 6ª cidade com mais mortes violentas do Brasil; MT é o 13° entre estados

Sorriso (a 420 km de Cuiabá) é a 6ª cidade com maior taxa de mortes violentas do Brasil. Já Mato Grosso é o 13º dos 26 estados e o Distrito Federal. Os dados estão contidos no Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2023 e traz números referentes ao ano de 2022.

Conforme o documento, a cidade mato-grossense tem taxa de 70,5 mortes por 100 mil habitantes. A cidade fica atrás de 4 municípios da Bahia e um de Pernambuco – todos na região Nordeste.

Os dados calculam número de morte por: homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora. “Sendo assim, a categoria MVI (Mortes Violentas Intencionais) representa o total de vítimas de mortes violentas com intencionalidade definida de determinado território”.

Nessa base de cálculo, Mato Grosso é o 13º estado na classificação. O estado apresenta taxa de 29,3 mortes por 100 mil habitantes. Foram 1.072 mortes violentas ao longo do ano de 2022, 20,5% a mais do que o ano anterior, quando 889 casos foram registrados em 2021.

O estado está dentro da chamada Amazônia Legal – onde mais da metade das mortes violentas do país foram registradas em 2022.

“A região, muito estratégica pela proximidade com os principais produtores de cocaína do mundo (Bolívia, Peru e Colômbia), mas também pela difícil fiscalização no território, permeado de rios e florestas, passou a ser disputada por diferentes grupos criminosos. Isso resultou no aliciamento de indígenas, quilombolas e ribeirinhos para o narcotráfico e no crescimento exponencial da violência nos territórios da floresta”, justifica o documento estatístico.

O governador do estado, Mauro Mendes (União Brasil) afirma rotineiramente que MT tem uma das polícias mais equipadas do país. Essa semana, por exemplo, fez a entrega de 45 fuzis da marca Sig Sauer ao Bope, com investimento de R$ 1,2 milhão.

Mas ao abrir um simpósio da Segurança Pública e das Polícias de Operações Especiais em Cuiabá, admitiu que líderes de facções continuam comandando crimes mesmo da prisão.

“Sabemos que várias cidades são capitaneadas por ordens de bandidos. Nós temos que conviver com algo absurdo que é o principal líder de uma organização criminosa estar preso há décadas e comandando essa organização. Aqui em Mato Grosso nós temos alguém que está preso há mais de 20 anos e de dentro continua mandando crimes. Isso nos devia nos encher de vergonha e eu fico com vergonha por dizer que o Executivo tem que reconhecer isso”, disse Mendes.

CRESCIMENTO POPULACIONAL

O Anuário usava dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2010. Agora, o Anuário 2023 já conta com os dados atualizados do censo 2022 – onde a população brasileira tem 10 milhões a mais de pessoas (5% maior).

Só em Mato Grosso a população é de 3.658.813, o que representa um aumento de 20,55% quando comparado ao censo anterior.

No cenário anterior, Sorriso sequer aparecia entre as 30 cidades mais violentas do país. Isso porque nem tinha mais de 100 mil habitantes (66 mil) para ter as taxas de mortes analisadas. Agora passou a ter 110.635 habitantes conforme o último censo, o que representa um aumento populacional de 66,73%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes