Principal

Sindicatos cobram reajuste de 2017 para servidores

3 minutos de leitura
Sindicatos cobram reajuste de 2017 para servidores

Ednilson Aguiar/O Livre

Sindicalista Edmundo César Leite, Sisma-MT

Representante do Fórum Sindical, Edmundo César Leite avalia que cenário é de possível greve

Os sindicatos que participam do Fórum Sindical cobraram nesta segunda-feira, 22, o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) de 2017 para os servidores públicos do Estado. Os sindicalistas alegam que o governo não incluiu o reajuste de 6,58% nos salários de maio, mês em que a lei prevê o pagamento da RGA. Uma assembleia, com indicativo de greve, foi convocada para a próxima segunda-feira, 29. O LIVRE tentou contato com a Secretaria de Estado de Gestão (Seges) para saber sobre a RGA, mas ainda não obteve resposta.

Segundo o presidente do Sindicato dos Profissionais da Área Instrumental do Governo de Mato Grosso (Sinpaig) e um dos coordenadores do Fórum Sindical, Edmundo Leite, a paralisação é o último recurso a ser utilizado na negociação com o governo. “Nós queremos colocar bem claro para a sociedade que nós não queremos greve. Nós não queremos embate com o governo, mas eles pedem. O único meio que nós temos para reaver nosso direito é fazer esse tipo de mobilização”, afirmou o sindicalista.

O cálculo da RGA de 2017 apresentado pelo Fórum Sindical é baseado na inflação de 2016 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os sindicalistas afirmam já terem enviado diversos ofícios e pedidos de agenda com o governo do Estado e que, até o momento,. as conversas foram infrutíferas. 

O governo já quitou em parte a reposição sancionada em 2016. Foram pagos 2% em setembro do ano passado, 2,68% em janeiro deste ano e mais 2,68% no mês de abril. Outros 3,92% ainda devem ser cumpridos em junho e setembro, mas dependem da situação do caixa do Estado, não podendo estourar o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) de 49% de despesas com pessoal. O Fórum Sindical alega que, atualmente, os gastos se encontram em 45,5%.

Mobilizações em 2016
Em 2016, as mobilizações do Fórum Sindical pelo pagamento da RGA causaram atrito com o governo e parlamentares. Foram realizadas duas paralisações em maio de 2016, uma de 24 horas e outra de 48 horas, culminando em uma greve, iniciada em 31 de maio, que durou um mês. Na ocasião, os sindicatos buscavam um reajuste de 11,28%, enquanto o governo afirmava não ser possível pagar nada.

Depois de 30 dias de paralisação, protestos, discussões no Legislativo e quatro propostas recusadas, o governo ofereceu o pagamento dos 6% parcelados, que foram aprovados pela Assembleia. O índice foi motivo de reclamação dos sindicatos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes