Tecnologia e Inovação

Shopping Popular entregará usina de energia solar que tornará Cuiabá ambientalmente mais sustentável

A usina será instalada na Região do Coxipó do Ouro, com investimento de mais de R$ 20 milhões

1 minuto de leitura
Shopping Popular entregará usina de energia solar que tornará Cuiabá ambientalmente mais sustentável

Cuiabá se tornará, em breve, uma cidade mais sustentável, com a primeira usina de energia solar em pleno funcionamento. Isso devido à Lei nº 6.900 de 2023, que permitiu que o Shopping Popular se torne proprietário em definitivo do espaço onde hoje mantém sua estrutura e, em contrapartida, dê ao município de Cuiabá um Parque Tecnológico de Geração de Energia Sustentável (Usina Solar).

Sendo uma fonte de energia renovável e de zero impacto ao meio ambiente, a usina contribuirá de forma muito significativa com o município, porque irá gerar mais de R$ 300 milhões de economia nos próximos 22 anos.

“Foi feito um amplo e transparente debate com o poder público, onde o Executivo Municipal enviou proposta de lei ao Legislativo Municipal, que foi aprovado de forma unânime. Esse é um grande benefício para a sociedade, pois o Shopping Popular nunca vai deixar de ser da sociedade, continuaremos pagando os impostos corretamente, os recursos que o estado recebe do Shopping continuarão normalmente e com um ganho muito maior com essa permuta”, conta Misael Galvão, presidente do Shopping Popular.

Já em andamento, em ritmo acelerado, a usina está sendo instalada na região do Coxipó do Ouro, distrito de Cuiabá, que fica a cerca de 20 km da capital. A obra deve impactar toda a região, em especial os moradores da redondeza, pois serão instalados cerca de 13km de linha de alta tensão, que beneficiarão diretamente aquela comunidade.

A lei garante que o município receberá um sistema fotovoltaico de 3.340 kWp, com vistas a geração aproximada de 420 mil kWh/mês de energia, com viabilidade para incremento futuro de mais kWh de potência.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes