Principal

Servidores do Detran entram em greve por tempo indeterminado

3 minutos de leitura
Servidores do Detran entram em greve por tempo indeterminado

 

Assessoria Sinetran

Greve no Detran

 

A direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ainda não tem previsão se será possível manter o atendimento ao público com o início da greve dos servidores nesta segunda-feira (11/9). A greve não tem data para acabar.

Por meio de nota, o governo do Estado afirmou que, devido à crise econômica, “não tem condições, neste momento, de conceder novos aumentos” aos servidores, mas que continua aberto a negociação com a categoria.

De acordo com a legislação, ao menos 30% dos funcionários precisam continuar trabalhando. Questionada pela reportagem do LIVRE, a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran), Daiane Renner, não respondeu se vai respeitar o percentual.

Por meio da assessoria, a direção do órgão informou que vai notificar o sindicato, caso a regra não seja cumprida. Destacou ainda que, na última paralisação da categoria, em agosto, 50% dos atendimentos diários normalmente realizados foram mantidos.

A principal pauta dos grevistas é um reajuste na tabela salarial da categoria que, de acordo com o sindicato, estaria defasada há seis anos. Um prazo teria sido estabelecido para o governo apresentar uma proposta, mas, segundo Daiane, ele venceu há 6 dias sem qualquer manifestação do Executivo.

Confira a íntegra da nota:

“Em meio à crise econômica que afeta as contas públicas em Mato Grosso, o Governo do Estado, não tem condições, neste momento, de conceder novos aumentos ao salário dos servidores do Detran. Entretanto, os esforços da equipe econômica e Casa Civil seguem no sentido de encontrar uma solução para a questão apresentada pelo sindicato da categoria.

O Governo do Estado esclarece que toda a margem de aumento foi consumida na negociação para o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), construída em conjunto com os sindicatos e a Assembleia Legislativa. Além disso, o Estado continua fazendo novos cortes de gastos para manter o pagamento dos salários em dia, inclusive, pagando de forma integral todos os reajustes anuais dentro do planejamento apresentado aos servidores.

O Governo do Estado também apresentou à Assembleia Legislativa a PEC do Teto de Gastos, que possibilitará melhoria nas contas públicas estaduais, beneficiando também os servidores da administração.

Por fim, o Governo do Estado lamenta a greve dos servidores do Detran e destaca a disponibilidade de continuar as negociações com a categoria.”

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes