Principal

Servidores do Detran cobram reajuste salarial e paralisam atividades

2 minutos de leitura
Servidores do Detran cobram reajuste salarial e paralisam atividades

Ednilson Aguiar/O Livre

Fachada e Pátio Detran MT

 

Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) paralisam as atividades nesta quinta-feira (17) em protesto à negativa do governo em reajustar a tabela salarial. A categoria alega que os valores estão defasados desde 2011.

A presidente do sindicato dos servidores do órgão (Sinetran), Daiane Renner, afirmou que, após oito meses de notificações e quatro meses de conversas com as secretarias de Gestão e da Casa Civil, “o governo passou a descumprir agendas” e negou o reajuste, “inclusive apenas para os servidores do Detran, que são apenas cerca de mil em todo o Estado”. Segundo ela, os salários não são reajustados há seis anos.

A categoria já havia decidido no mês de julho ficar em estado de assembleia permanente aguardando o resultado das negociações com o governo. O Sinetran alegou que, de início, o governo acenou com a possibilidade de atendimento da pauta, mas “voltou atrás em tudo que fora discutido durante meses”.

Segundo Daiane, essas 24 horas de paralisação tem o intuito de que o governo reveja a posição e atenda a pauta, caso contrário, a categoria pode suspender os serviços por tempo indeterminado.

Outro lado

O governo informou que deve elaborar, em um prazo de 15 dias, uma proposta para contemplar o pedido de revisão salarial dos servidores do Detran. De acordo com o governo, a reivindicação representaria um impacto no valor de R$ 138,1 milhões no orçamento anual do Estado.

O impacto financeiro com a proposta de reajuste salarial dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do órgão foi calculado pela Secretaria de Estado de Gestão (Seges). A Casa Civil ressaltou que,  “devido à grave realidade econômica que o país enfrenta e a necessidade do governo em assegurar os serviços essenciais à população”, o atendimento ao pedido da categoria revelou-se “inviável neste momento”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes