Será que existe sorte?

Por Francisney Liberato

Não é saudável esperar da sorte. Prepare-se e saia da zona de conforto que até o significado das palavras mudará.

Você acredita na sorte? Confia que pode obter sorte no trabalho, no amor e nos estudos, ou em outras áreas da sua vida?

Muitos vivem como se a sorte fosse o fator decisivo para revolucionar as suas vidas. Alguns esperam por essa tal sorte há anos, mas até hoje não conseguiram alcançá-la. Será que vale a pena viver dessa forma? Ou seria melhor construir a sua própria “sorte”?

Thomas Jefferson, terceiro presidente dos Estados Unidos (1801-1809), declarou: “Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho”.

De acordo com o pensamento acima, podemos constatar que a sorte está associada ao que você e eu produzimos. No campo do trabalho, quer dizer que se eu trabalhar bastante com certeza terei “sorte”, recompensas pelas atitudes proativas e positivas. Perceba que isso é algo totalmente lógico, pois depende exclusivamente de quem se propõe a fazer, para que aconteça o sucesso pessoal e profissional.

Esse mesmo princípio pode ser aplicado em outras áreas da nossa vida. Vamos supor que almejamos obter sucesso nos estudos; o que devemos fazer? Simplesmente estudar com foco, determinação e disciplina, e o resultado positivo com certeza virá. É importante ressaltar que essa conquista só acontece porque o sucesso, a rigor, não é fruto do acaso, da sorte ou da imprevisibilidade. O sucesso só acontece na vida de quem trabalha, se dedica, se esforça e planeja com objetividade todas as suas metas e sonhos.

Portanto, para esta reflexão, a minha visão é a de que a sorte apenas ocorre para aqueles que estão preparados. Se na sua vida não ocorrerem oportunidades, é provável que ainda não está preparado.

Quer ter mais sorte na sua vida? Faça a sua parte!

O filósofo grego Epiteto afirma: “O progresso moral não é um privilégio natural das elites nem é adquirido por acaso ou por sorte, mas através do trabalho de si mesmo – diariamente”.

Quer progredir? A oportunidade está lançada para todos.

Saiba que o seu esforço e dedicação estarão dando espaço para as oportunidades ou abrindo porta para as “sortes”. Sorte é quando a preparação e a eficiência encontram a oportunidade. Sorte, portanto, não é a causa do seu sucesso pessoal e profissional, ela é simplesmente o efeito e o resultado do que você faz.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2” e “Como falar em público com excelência”. 

http://www.francisney.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPacientes oncológicos devem estar com vacinas em dia, alerta médico
Próximo artigoPoker, a paixão de muitos jogadores