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“Sem vitimismo. Empreendedor não tem tempo para isso”, diz expert em startups

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“Sem vitimismo. Empreendedor não tem tempo para isso”, diz expert em startups
(Fotos: Emi Parente)

Por Juscelino Araújo

Um dos tubarões do reality de negócios Shark Tank Brasil, do Canal Sony, Camila Farani esteve em Cuiabá na última semana a convite do SebraeLab-MT. Por dois dias ela conduziu a plateia cuiabana a uma imersão pelo universo das startups. E os empreendedores estiveram atentos às percepções e dicas da jurada do programa, tanto para quem pensa em idealizar um negócio, quanto para quem já tem a ideia, mas precisa torná-la atraente a um potencial investidor.

Camila começou a empreitada cutucando os participantes: “o que você faria se tivesse R$ 100 milhões na conta neste exato momento?”. Diante das respostas da turma formada por 30 pessoas, ela explicou que o que você responde diz respeito ao que hoje você não prioriza e/ou sente falta – e sim, essa pode ser uma demanda de muitas outras pessoas. Pode nascer daí um negócio.

Com uma simplicidade impar e uma didática participativa, Camila passou por temas como: propósito, principio de pareto, empreendedorismo, mindset, bússola do líder, neuromarketing, tríade de sucesso, analise swot, como montar um fluxo financeiro, tipos de liderança, SMART, FLOW, conceito JOB TO BE DONE, Startup, Plano ABZ entre outros. Junto com o conteúdo, os participantes foram desenvolvendo trabalhos e construindo metas para os seus negócios ou futuros negócios.

Participantes com certificados em mãos e satisfação estampada no rosto (Foto: Emi Parente)

“E seja qual for sua resposta, vale ressaltar, realizar vai depender de muito aprimoramento e luta”, segundo ela, inerentes à vida de qualquer empreendedor que se preze. Afinal, perder esse dinheiro também seria muito fácil se não houvesse dedicação. “Quem quer empreender precisar ter em mente que a jornada não será fácil e muito menos tranquila. Muitas situações vão surgiu e exigir respostas rápidas e diversas. Se tem um problema, resolver é a primeira ação. Deixe de lado a lamúria e o vitimismo que empreendedor não tem tempo para isso. Isso poupa tempo e dinheiro”.

Para o LIVRE, Camila Farani reservou dicas para quem quer se enveredar mais pelo universo das startups, empresas em fase inicial que desenvolvem serviços inovadores. Confira:

O que é preciso fazer para se construir uma startup?

Antes de tudo, entender se, de fato, você quer uma startup.  Pois é necessário criar metodologias ágeis, um pensamento objetivo e focado muito na produtividade. Tem que ver se você se encaixa neste perfil. Eu sempre recomendo que primeiramente se faça o MVP – Minimum Viable Product -, que o coloque em prática e vá validando com o passar dos anos.

O que fazer para ter êxito?

Primeiro de tudo, o empreendedor precisa ter sede de aprendizado, ou seja, aprender com os seus usuários. Aprender principalmente sobre as dores desses usuários. Quando for vender não venda produto, venda o problema que ele resolve. Em um segundo momento sem dúvida nenhuma é entender qual o tamanho do seu mercado consumidor e, se esse mercado tem Product Market Fit, ou seja, se o seu produto é adequado ao mercado ideal. E o terceiro ponto é o nível de escalabilidade do seu negócio, o quão escalável ele é.

Devido ao seu sucesso em Shark Tank as pessoas começaram a ouvir a definição Investidor Anjo. O que é isso?

Um investidor Anjo nada mais é do que aquela pessoa física que faz um aporte financeiro, intelectual, relacional de experiência e/ou networking para aquela empresa escolhida por ele.

Caso um de nossos leitores quiser tê-la como investidora-anjo em sua startup, o que eles precisam ter para fazer você “brilhar os olhos”?

Antes de tudo o empreendedor precisar ter os olhos brilhando, uma equipe complementar. A startup precisa resolver um problema muito grande de mercado, o empreendedor precisar ser estratégico, ser missionário e não um mercenário. Entender quais são os players em potencial que você tem vontade de vender o seu negócio, mas que a venda do mesmo não é uma venda imediata. Pensar se você quer vender ou não a sua empresa, pois você pode querer só ter dividendos e isso não é um problema, mas eu sou uma investidora em startups que aposta em empresas que queiram lá na frente ser vendidas para outros grandes grupos, que é a forma como o investidor anjo se monetiza e ao mesmo tempo contribui para o propósito do negócio.

Por fim, quais livros você indicaria para quem quer se aprofundar no assunto?

Indico:

Cruzando o Abismo, de Geoffrey Moore

Angel, de Jason Calacanis

Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso, de Carol Dweck

Comece Por Você, de Reid Hoffman

O sucesso é ser feliz, de Roberto Shinyashiki

A Startup Enxuta, de Eric Ries

Do Sonho à Realização em 4 Passos – Estratégias Para Criação de Empresas de Sucesso, de Steven Blank

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