Principal

Satélite não assinou CPI porque acha que não vai dar em nada

4 minutos de leitura
Satélite não assinou CPI porque acha que não vai dar em nada

Ednilson Aguiar/O Livre

 deputado estadual Pedro Satélite

Deputado também afirmou que deverá votar pela aprovação das contas de 2016 do governo

O deputado estadual Pedro Satélite (PSD) afirmou que não assinou o pedido de instalação da chamada CPI dos Fundos por não ter convicção de que a investigação teria início, meio e fim. A preocupação do parlamentar, diz ele, tem relação com a instalação da comissão em período próximo a um pleito eleitoral.

“Estávamos em 13 deputados. Estavam junto a Janaína [Riva] e o Oscar [Bezerra]. Eu respondi o seguinte: ‘Oscar, eu já participei de algumas CPI e confesso que nunca mais vou participar de CPI se não tiver convicção de que vai dar em alguma coisa e que a gente tem voto’”, disse o deputado ao LIVRE.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) teve assinaturas de 15 deputados para investigar a possível utilização indébita de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e do Fethab (Fundo Estadual de Transporte e Habitação).

“Eu não sou contra a instalação, mas tenho uma preocupação com relação a qualquer CPI quando eu não tenho convicção de que ela não vai ter início, meio e fim”, afirmou o Satélite. “Estamos em ano eleitoral, e até para que não tenha conotação eleitoreira”, completou, se justificando.

Apesar de ter ampla minoria, tendo apenas quatro deputados, a oposição conseguiu mobilizar mesmo membros da base do governador Pedro Taques (PSDB). Parte da motivação dos deputados está relacionada à falta de repasses do Governo do Estado das emendas impositivas às quais cada um dos 24 deputados tem direito. Satélite afirmou que existem “outras maneiras de pressionar”.

Os deputados Allan Kardec (PT), Oscar Bezerra (PSB), Valdir Barranco (PT), Janaina Riva (PMDB), Silvano Amaral (PMDB), Romoaldo Junior (PMDB), Zeca Viana (PDT), Adalto de Freitas (Solidariedade), Mauri Savi (PSB), Adriano Silva (PSB), Zé Domingos Fraga (PSD), Baiano Filho (PSDB), Guilherme Maluf (PSDB), Wancley Carvalho (PV) e o próprio líder do Governo na AL, Dilmar Dal Bosco (DEM) assinaram o pedido de CPI dos Fundos.

Contas do governo
Pedro Satélite adiantou que deverá dar voto favorável à aprovação das contas de Taques do exercício de 2016. As contas deveriam ter sido votadas ainda em 2017, mas não houve articulação para tal. A votação entrou na pauta da sessão extraordinária realizada no dia 16 de janeiro, mas o deputado Zeca Viana (PDT) pediu vistas.

O assunto deverá voltar à pauta da Assembleia Legislativa depois do Carnaval. Zeca Viana deve apresentar um voto em separado daquele apresentado pelo relator, o deputado estadual Jajah Neves (PSDB) – o tucano deu voto pela aprovação das contas, seguindo parece do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Desde o Jayme Campos, todas as contas que foram aprovadas no Tribunal de Contas, que tem o Ministério Público de Contas lá dentro, também foram aprovadas pela Assembleia. O que é que nós aqui vamos atrás de conta, de ver se o número fechou, se falta R$ 0,10. Eu vou dar conta de resolver isso?”, questionou Pedro Satélite.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes