Retrospectiva Brasil 2019: Relembre os principais acontecimentos de janeiro

Dias após ser empossado, em janeiro, Bolsonaro passou por cirurgia para retirada da bolsa de colostomia

Reprodução

O ano de 2019 começou com a posse de governadores e do presidente Jair Bolsonaro. Dias após ser empossado, o novo presidente passou por cirurgia para retirada da bolsa de colostomia. Antes, participou do Fórum Econômico Mundial, na Suíça.

Em janeiro, o brasileiro e o mundo ficaram chocados com a tragéria de Brumadinho. O embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, comemorou a captura de Cesare Battisti. E a crise na Venezuela se agravou com a autoproclamação de Juan Guaidó.

Relembre:

Posse de Jair Bolsonaro

Eleito com 57,8 milhões de votos no segundo turno das eleições de 2018, Jair Bolsonaro assumiu a Presidência em Brasília no dia 1º de janeiro.  No discurso de posse, Bolsonaro pediu ajuda para reconstruir o país e defendeu o fim da corrupção e de vantagens.

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, quebrou o protocolo e discursou em Libras no parlatório.

Leia mais

Fórum Econômico Mundial

Primeiro chefe de Estado latino-americano a discursar na abertura da sessão plenária do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o presidente Jair Bolsonaro foi convidado para a reunião do International Business Council (IBC).

Ao discursar, o presidente reafirmou sua determinação de manter a harmonia entre o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente e a biodiversidade. “Nossa missão é avançar na compatibilização da preservação” e do “desenvolvimento”. “Queremos que o mundo restabeleça a confiança em nós.”

Leia mais

Brumadinho

A barragem de rejeitos da Vale, no Córrego do Feijão, se rompeu na cidade de Brumadinho, próxima a Belo Horizonte. A tragédia destruiu casas e propriedades rurais, e resultou na morte de mais de 200 pessoas. As buscas pelas vítimas duraram o ano inteiro. Uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) foi criada na Câmara dos Deputados para investigar as causas da tragédia, que,segundo a Agência Nacional de Mineração (ANM), poderia ter sido evitada. Mais de 22 pessoas foram indiciadas por homicídio doloso, lesão corporal dolosa, destruição de área florestal e poluição ambiental com sérios dandos à saúde e ao meio ambiente.

Leia mais

Salário mínimo de 2019

O salário mínimo teve um aumento de R$ 44,00.

Captura de Battisti

O italiano Cesare Battisti foi preso na Bolívia. Ele foi condenado à prisão perpétua na Itália pelo assassinato de quatro pessoas na década de 1970. A extradição de Battisti foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal.

Leia mais

João de Deus vira réu

Justiça aceita denúncia contra João Teixeira de Faria. Sendo assim, o médium, conhecido como João de Deus, vira réu, acusado de ter praticado crimes de estupro de vulnerável e violação sexual.

Leia mais

Crise na Venezuela

Nicolás Maduro, sucessor de Hugo Chávez (morto em 2013), chega ao segundo mandato em meio a uma forte crise econômica, com registros de hiperinflação e desabastecimento de alimentos e combustíveis.

Leia mais

Obituário

O apresentador de rádio e TV e deputado eleito Wagner Montes (PRB-RJ) morreu aos 64 anos, devido a um choque séptico e sepse abdominal durante o tratamento de uma infecção urinária.

A atriz Etty Fraser, de 87 anos, morreu em São Paulo após ficar internada em decorrência de complicações cardíacas e pulmonares.

A atriz e cantora Edyr de Castro, de 72 anos, que integrou o grupo As Frenéticas, morreu de falência múltipla dos órgãos.

O cantor sertanejo José Marciano, conhecido pela antiga dupla sertaneja João Mineiro e Marciano, morreu aos 67 anos vítima de um infarto.

Considerado o homem mais velho do mundo, Masazo Nonaka morreu aos 113 anos dormindo em casa de causas naturais, no norte do Japão.

O ator Caio Junqueira morreu depois de ficar uma semana internado em decorrência de um acidente acidente automobilístico no Rio de Janeiro.

A jornalista Helle Alves, que testemunhou o reconhecimento do corpo de Che Guevara, morreu aos 92 anos em Santos (SP).

Leia mais

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior4ª temporada de Rick e Morty chega na Netflix
Próximo artigoErro deixa médicos sem pagamento