Do primeiro minuto da quinta-feira (25) ao último de sexta (26), a Black Friday resultou em um faturamento de R$ 5,4 bilhões para o comércio online. Um crescimento de 5,8% na comparação com a edição do ano passado.
Os números foram levantados pela Neotrust, empresa especializada em acelerar o desenvolvimento de negócios do e-commerce.
Foram 7,6 milhões de pedidos, o que representou um desempenho 0,5% abaixo do registrado no mesmo período do ano passado.
Apesar disso, o tíquete médio do brasileiro das compras foi de R$ 711,38, ou seja, 6,4% superior a 2020.
De acordo com o levantamento, o pico de movimento no comércio online brasileiro ocorreu entre as 10h e 14h da sexta-feira. Só neste dia foram feitos 5,2 milhões de pedidos.
O cartão de crédito se manteve como a principal forma de pagamento e, neste ano, os boletos tiveram uma queda de 4%. O PIX ganhou espaço, mas não atingiu as metas que os especialistas esperavam. Uma das explicações possíveis é a data da Black Friday, já no final do mês.
Confira os produtos mais vendidos e que deram maior lucro por categoria:
Maior número de pedidos
- Moda e Acessórios
- Beleza e Perfumaria
- Telefonia
- Eletroportáteis
- Eletrodomésticos
Maior faturamento dos comerciantes
- Telefonia
- Eletrodomésticos
- Eletrônicos
- Informática
- Móveis
Maior grupo de compradores por faixa etária
- 26 e 35 anos (35%)
- 36 a 50 anos (34%)
- Até 25 anos (17%)
- Mais de 51 anos (14%)
Maior quantidade de vendas por região do país
- Sudeste (61%)
- Nordeste (16%)
- Sul (14%)
- Centro-Oeste (6%)
- Norte (2%)
(Com Assessoria)