Quer assistir um bom filme? Separamos 5 que relatam o terror do Nazismo

Fatos recentes acenderam a chama e nós aproveitamos para criar uma lista de sugestões para o seu fim de semana

“Aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo”, a frase é do filosofo espanhol George Santayana, e ainda que tenha sido levemente alterada no decorrer dos anos – o original era “aqueles que esquecem sua história estão condenados a repeti-la” -, o sentido continua o mesmo.

E quando se fala das atrocidades cometidas durante o regime Nazista, na Alemanha, o Cinema leva essa máxima ao pé da letra.

Inspirados, portanto, na repercussão do discurso do ex-secretário nacional de Cultura, Roberto Alvim – que resolveu parafrasear o ministro da propaganda nazista Joseph Goebbelsnós preparamos uma lista de cinco filmes que você pode assistir para entender melhor a gravidade do assunto.

1. O Grande Ditador

O clássico de Charles Chaplin, gravado em 1940, foi literalmente seu filme mais corajoso.

O ator e diretor fazia referência direta ao ditador Adolf Hitler, que já estava afundado nas batalhas da Segunda Guerra Mundial.

Na época, o filme foi um sucesso comercial. Sua sátira ao nazismo alemão plenamente vivo acabou lhe rendendo cinco indicações ao Oscar em 1941.

É sabido que o próprio Adolf Hitler assistiu ao filme depois de bani-lo na Alemanha. Ele estava em Portugal e, presume-se, deve ter detestado.

2. A Queda: As Últimas Horas de Hitler

A Queda é um filme absolutamente assustador. Não somente por retratar as horas de desespero que Hitler e seus líderes de governo experimentavam enquanto Berlim era tomada pelo exército soviético, mas por observar intimamente a ideologia nazista, vista de um modo pessoal nunca retratado antes.

Através da interpretação histórica de Bruno Ganz, o filme apresenta toda a comoção e desespero que acomete o bunker nazista, horas antes de seu suicídio.

Apesar de ser uma excelente obra e de ter sido indicado ao Oscar, alguns jornalistas ficaram incomodados ao notar que o roteiro apresentava também um lado “humano” de Hitler.

3. O Pianista

Enquanto que em A Queda o espectador é convidado a observar a ruína completa do nazismo, o clássico de Roman Polanski traz um dos retratos mais devastadores possíveis sobre o Holocausto ao apresentar a história do pianista judeu Władysław Szpilman, interpretado por Adrian Brody.

A cinebiografia apresenta a luta árdua que Szpilman, que sobreviveu sozinho ao enfrentar a perseguição nazista ao longo de toda a Segunda Guerra.

É um dos filmes mais melancólicos que retrata esse terror.

4. Shoah

Se você está com bastante tempo livre, nossa sugestão é o épico documentário Shoah.

Ele tem mais de 10 horas de duração, mas é simplesmente “a obra” para compreender a totalidade do Holocausto e seus efeitos ao redor do mundo.

Em um processo de 11 anos e sem nenhuma filmagem histórica, o diretor Claude Lanzmann entrevistou testemunhas e sobreviventes de Shoah, na Alemanha nazista.

No filme, ele expõe a realidade insustentável da vida nos campos de concentração.

5. A Lista de Schindler

É praticamente impossível fazer uma lista de filmes sobre o terror nazista sem incluir a obra máxima de Steven SpielbergA Lista de Schindler.

O filme é simplesmente sensacional e traz a história verídica de Oskar Schindler, um homem comum que salvou dezenas de judeus em sua fábrica.

O filme conquistou sete estatuetas do Oscar, incluindo o de Melhor Filme, se tornando uma das principais obras dramáticas de Hollywood.

Bônus: O Homem do Castelo Alto

Apesar de não ser um filme, O Homem do Castelo Alto traz uma narrativa distópica muito imaginada por diversas pessoas: e se Hitler e o Eixo tivessem vencido a 2ª Guerra Mundial?

A série é original da Amazon Prime e explora essa temática ao longo de quatro temporadas. A última foi disponibilizada em 2019.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJustiça Federal de SP determina suspensão dos resultados do Sisu
Próximo artigoConfira todos os lançamentos de fevereiro na Netflix