Cuiabá

Queimadas em Cuiabá tiveram redução de 53% em 2022

Neste ano, de janeiro até setembro, foram registrados 274 ocorrências de queimadas

2 minutos de leitura
Queimadas em Cuiabá tiveram redução de 53% em 2022
(Foto: Assessoria)

A Defesa Civil, ligada à Secretaria de Ordem Pública de Cuiabá (Sorp), registrou queda no número de queimadas urbanas e na zona rural no ano de 2022. No ano passado foram registradas 590 ocorrências. Já neste ano, de janeiro até setembro, foram registrados 274, queda de 53,5%.

Conforme o secretário da Sorp, Leovaldo Sales, as ações efetivas, como a fiscalização a terrenos baldios, a contratação de brigadistas através do  programa “Cuiabá Sem Queimadas” e ainda o registro de duas chuvas (registradas em julho e agosto), contribuíram para diminuição dos focos.

Somente nos primeiros oito meses deste ano, a Sorp registrou 557 denúncias referentes a terrenos baldios. Deste total, quase 90% das demandas foram finalizadas com êxito, mediante notificações.

“Nas ocorrências registradas pelo Disque-Denúncia e pela Defesa Civil, se fizermos um comparativo, tivemos uma redução de 53%. Atuamos preventivamente mediante a limpeza de terrenos, além do reforço na contratação de  brigadistas, e ainda registramos  chuvas inesperadas, mas que, graças a Deus, contribuiram para ajudar a diminuir as queimadas”, disse o secretário.

“Nós orientamos a população para que não use o fogo para queimar o lixo no fundo do quintal ou as folhas secas. Evitem o fogo de qualquer maneira”, orientou o diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, reforçando que as queimadas causam severos problemas de saúde. Atualmente, Cuiabá conta com 55 brigadistas.

Saiba como denunciar

A Defesa Civil de Cuiabá reforça à população os canais de atendimento pelo telefone (65) 3623-9633 e WhatsApp (65) 99310-8810 para o recebimento de denúncias sobre casos de queimadas urbanas e outras situações de riscos.

As denúncias também podem ser realizadas pelo Disque-Denúncia da Secretaria de Ordem Pública pelo telefone (65) 3616-9614, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes