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Programa de comunicação entre pais e escolas é citado como exemplo

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Programa de comunicação entre pais e escolas é citado como exemplo

Ednilson Aguiar/O Livre

Escola Estadual Dr. Hélio Palma de Arruda

Pais recebem mensagem avisando se aluno faltou no dia

O programa Mira Aula, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi citado pela Folha de São Paulo como exemplo de programas utilizados para evitar a evasão escolar, um dos grandes gargalos da educação pública no país.

A colunista Érica Fraga traz dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que constatou que os pais de quatro em cada dez adolescentes do 9º ano do ensino fundamental não verificam se suas lições de casa foram feitas.

“A participação ativa dos pais é crucial para o bom desempenho educacional dos filhos”, diz a colunista. “Se essa afirmação for óbvia, ela é ignorada por uma parcela não desprezível de famílias brasileiras, como revela um levantamento do IBGE de 2015”, continua.

A pesquisa traz que as famílias de 23,4% dos alunos desconhecem o fato de que eles faltaram a aulas nos 30 dias anteriores à enquete, e um percentual próximo a este não sabe o que os jovens fazem em seu tempo livre. Em 26% das famílias, nenhum dos pais está presente em pelo menos uma refeição durante a semana.

O Mira Aula da Seduc permite que pais se cadastrem pelo 0800-8787-900 ou pela página Mira Educação, no Facebook, para receber mensagens sobre a frequência dos filhos à escola. Ao final de cada dia letivo, a secretaria envia um SMS ao telefone cadastrado informando se o aluno faltou.

“A comunicação via SMS com os pais é barata e tem a vantagem de atingir famílias que têm celular —a vasta maioria—, mas não necessariamente acesso à internet”, diz a Folha de SP. O programa teve início em agosto nas escolas Estaduais e deve ser avaliado nos próximos meses.

Assim como no caso de Mato Grosso, experiências têm sido implementadas com a utilização de start-ups ou organizações criadoras das ferramentas, que convencem governos a utilizá-las de maneira experimental e com um modelo que permita que os resultados sejam avaliados.

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