Política

Policia Civil indica que pagamentos a empresa fictícia também ocorreram no intervalo de intervenção

Secretaria de Saúde de Cuiabá ficou entre dois gestores no intervalo de uma semana na virada do ano

2 minutos de leitura
Policia Civil indica que pagamentos a empresa fictícia também ocorreram no intervalo de intervenção
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre )

A investigação da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), que resultou na deflagração da Operação Overpay hoje (17), indica que a Secretaria de Saúde de Cuiabá fez pagamentos a uma empresa fictícia no intervalo de interrupção da intervenção administrativa no SUS (Sistema Único de Saúde).

A Polícia Civil investigou movimentos financeiros entre novembro de 2022 e janeiro 2023. Auditoria da Controladoria Geral do Estado (CGE) aponta que a Secretaria de Saúde pagou a empresa sem existência jurídica real por plantões não comprovados.

Ainda conforme a CGE, os pagamentos foram transferidos entre novembro e dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

A intervenção foi autorizada pelo desembargador do Tribunal de Justiça, Orlando Perri, no dia 28 de dezembro. No dia 6 de janeiro, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, suspendeu a autorização. O Órgão Especial ordenou o retorno da intervenção no fim de março.

A Polícia Civil diz que os dados analisados têm indícios de que os pagamentos foram feitos com a anuência dos responsáveis pela Secretaria de Saúde. Até a intervenção no fim de dezembro, a secretaria era comandada por Suelen Alliend (morta em abril de 2023).

Ela seria substituída pelo médico Guilherme Salomão no dia 28 de dezembro, mas a mudança foi suspensa por conta da intervenção. Guilherme Salomão assumiu a secretaria logo após a suspensão da intervenção, em janeiro, e ficou no cargo até o fim de março, quando a medida foi liberada pela segunda vez.

Além de secretário, a polícia diz que servidores responsáveis pela gestão de contratos e licitações também estariam envolvidos. A empresa fictícia seria associada um ex-servidor da Saúde de Cuiabá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
3
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes