Principal

Polícia Civil deflagra operação contra facção que agia dentro de presídio

3 minutos de leitura
Polícia Civil deflagra operação contra facção que agia dentro de presídio

Agência Brasil

Trânsito

Facção teria sido responsável por 60% dos roubos de carros dos últimos três meses

Mais de 200 policiais civis cumprem na manhã desta quinta-feira (16) 125 ordens judiciais contra uma organização criminosa liderada por membros de uma facção que age de dentro de presídios em Mato Grosso, mantendo alianças com facções que atuam em Rondônia, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Amazonas.

A estimativa da Polícia Civil de Mato Grosso é que o grupo foi responsável por 60% dos roubos e furtos de veículos ocorridos na região metropolitana nos últimos três meses. Neste período, foram registradas 682 queixas, ou seja, 409 ocorrências podem ter sido fruto da ação da quadrilha.

De acordo com a Polícia, os envolvidos lucravam, em média, R$ 3 mil a cada revenda ou troca dos carros roubados. Cerca de 90% deles, no entanto, acabaram recuperados, o que frustrou um rendimento aos criminosos que poderia chegar a margem dos R$ 1,2 milhão, de acordo com dados da investigação.

Sessenta pessoas são alvos da operação que recebeu o nome “Ares Vermelho”. Serão cumpridos 51 mandados de prisão preventiva, 12 conduções coercitivas e 62 buscas e apreensão domiciliar, nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia.

Além de investigadores, delegados e escrivães, foram destacados para a operação 67 viaturas policiais e dois helicópteros do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPaer). Policiais dos municípios de Jaciara, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop e Chapada dos Guimarães auxiliam o trabalho.

Investigação
A operação é fruto de uma investigação sigilosa iniciada há três meses. A polícia acompanhou, por meio das redes sociais, 35 eventos criminosos envolvendo roubos, receptação, ocultação e comércio de veículos, além de movimentações financeiras.

Os crimes eram comandados por membros de uma facção que já estão detidos em presídios de Mato Grosso. Eles orientavam integrantes da quadrilha soltos, que colocavam os planos em prática.

De acordo com a Polícia, o roubo dos carros ocorria após uma ronda dos criminosos pela cidade para informar os líderes do bando sobre os veículos que estavam “à disposição”.

Confira lista das cidades onde serão cumpridos os mandados de prisão preventiva:
Barra do Garças (1)
Jaciara (1)
Nova Olímpia (1)
Cuiabá (33)
Várzea Grande (2)
Chapada dos Guimarães (2)
Campo Grande – MS (5)
Rondônia (6)

Conduções coercitivas:
Nova Olímpia (2)
Sinop (1)
Cuiabá (6)
Várzea Grande (1)
Rondonópolis (1)
Pará (1)

(Com informações da assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes