A Propósito

Plano ambicioso

Governo de MT quer zerar desmatamento ilegal e o plano será liderado pelo próprio governador

1 minuto de leitura
Plano ambicioso
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O governo de Mato Grosso lança nesta quinta-feira (5) um plano de ação de combate ao desmatamento e às queimadas florestais.

A polêmica internacional em torno da devastação da floresta amazônica em 2019 levou o governador Mauro Mendes (DEM) a acompanhar de perto o programa, assumindo a presidência do comitê de serviços.

Ele mesmo será o responsável pela apresentação do plano, no Palácio Paiaguás, do Comitê Estratégico para o Combate do Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e Aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT).

E a ambição é grande. A meta é zerar o desmatamento ilegal, que historicamente cresce no período de queimadas, entre julho e outubro. A atuação ilegal é tão grande que chama a atenção para a quantidade de infrações nos meses em que a atividade, em tese, fica proibida.

No ano passado, por causa do número alarmante de queimada na floresta amazônica, e também pela exploração política da polêmica, a exportação de produtos primários de Mato Grosso teve o risco de suspensão de compra pelos países que cobram sustentabilidade ambiental.

Já o efeito direto na área ambiental foi o cancelamento da contribuição da Alemanha e da Noruega para o Fundo Amazônia, que financia ações de preservação no Brasil.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes