Crônicas Policiais

PF deflagra operação contra garimpo ilegal em terra indígena em Mato Grosso

Quinta fase da operação Alfeu será realizada durante todo o final de semana em Sararé

2 minutos de leitura
PF deflagra operação contra garimpo ilegal em terra indígena em Mato Grosso
(Foto: Divulgação /PF)

A Polícia Federal deflagrou, neste sábado (19), a operação Alfeu V para desocupar um garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista D´Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, na região oeste do Estado.

Nesse primeiro dia de operação, os policiais cercaram a terra indígena e bloquearam os acessos com o objetivo de coibir a pratica ilegal do garimpo. Mais de 100 agentes públicos estão no local, no trabalho realizado em conjunto pela PF, Fundação Nacional do Índio (Funai), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Exército Brasileiro.

Conforme a PF, a operação será dividida em duas etapas e seguirá até segunda-feira (21). O objetivo nesse momento, na primeira fase realizada neste sábado, é apreender as máquinas utilizadas no processo de garimpo,  identificar os responsáveis e ocupar a região, de forma a fazer cessar a atividade garimpeira e evitar uma nova onda de mineração irregular na terra indígena. Parte dos maquinários apreendidos, se possível, será destinada às prefeituras da região.

A segunda fase será composta pela destruição e inutilização dos maquinários os quais forem inviáveis a retirada da área do garimpo. A decisão de destruição dos maquinários é da 2ª Vara de Justiça Federal de Cáceres.

A PF lembra que os indígenas da etnia Nambikwara são pressionados há 30 anos por garimpo ilegal de ouro em suas terras. A atividade promove a destruição da vegetação local, a contaminação dos rios com mercúrio (utilizado na separação do ouro), além de alterar o fluxo das águas na região.

(Com assessoria)

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes