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Pesquisa: 45% das empresas de Comércio e Serviços de MT têm clientes inadimplentes

Os bancos possuem a maior quantidade de clientes inadimplentes, principalmente devido ao atraso da fatura de cartão de crédito

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Pesquisa: 45% das empresas de Comércio e Serviços de MT têm clientes inadimplentes
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

Os índices de inadimplência no Brasil têm tido registros crescentes nos últimos tempos, o que tem prejudicado o desenvolvimento econômico de muitos setores. Diante disso, buscando entender como está a situação em Mato Grosso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) realizou uma pesquisa, através do seu Núcleo de Inteligência de Mercado, visando contribuir com informações, identificando oportunidades e ameaças, além de cooperar com novas estratégias comerciais para minimizar o impacto da inadimplência e otimizar o crescimento do setor empresarial.

Para a realização da pesquisa, o Núcleo entrevistou 120 empresários de diversos segmentos do comércio (64,90%) e prestadores de serviços (35,10%). O primeiro questionamento foi saber se a empresa tem dívidas a receber, sendo 45% responderam que sim e 55% que não possuem clientes inadimplentes.

Conforme dados do Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá e Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil, no fechamento de junho do corrente ano, dentre os setores credores de Mato Grosso, o comércio representa 28,54% do total aproximado de 2,405 milhões de contas em atraso.

Os bancos continuam possuindo a maior fatia, com 46,61%, principalmente devido ao atraso da fatura de cartão de crédito. Os setores de água e luz representam 13,15%, comunicação 4,36% e outros 7,34%.

A média de dívidas por cidadão inadimplente em Mato Grosso é de 2,114 e o maior volume em valor por dívidas é de até R$ 500, com 30,64%. Quando essa faixa é calculada até R$ 1 mil, o percentual atinge 44,48% de um total próximo a 1,138 milhões de cidadãos inadimplentes em Mato Grosso.

A amostra apresentada por empresários do comércio e serviços mato-grossenses apontou que o índice de inadimplência em média por empresa está em 27,7% do total faturado.

Diante desse cenário, foi questionado como estão as campanhas de negociações dessas dívidas com os clientes e 31,7% informaram que tem realizado campanhas com desconto sobre juros (50%), com renegociação e novo parcelamento (23,7%), desconto sobre o valor principal da dívida (23,7%) e outras formas (2,6%).

Referente ao tempo médio de atraso das dívidas, os dados oficiais do SPC Brasil totalizam 25,2 meses, ou seja, aproximadamente 760 dias.

Quanto à taxa de recuperação das dívidas, pelos dados do SPC Brasil, a média de contas em atraso com até 13 dias representa 28,7%, até 30 dias (49,2%), até 60 dias (64,4%), até 90 dias (71,8%), 180 dias (81,4%), 360 dias (88,2%), até 2 anos (95%), até 3 anos (96,7%) e até 4 anos (98,4%).

Para o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, ao comparar Mato Grosso com o cenário nacional, o percentual de inadimplentes no Brasil cresceu 7,64% quando comparado com o mesmo período do ano passado, enquanto Mato Grosso apresentou um aumento de 5,54%.

“A inadimplência gera sempre um sinal de alerta para a economia. Os empresários mato-grossenses, através da pesquisa, relataram um percentual alto de inadimplência em suas carteiras. Isso reflete diretamente no fluxo de caixa o que pode acarretar sérias dificuldades da empresa em conseguir arcar com toda a sua operação, podendo gerar um ciclo de inadimplência. Percebemos no estudo que existem condições de negociações de dívidas atrativas pelos credores do comércio, o que é importante para a sociedade, porém não podemos viver reféns de campanhas, é necessário intensificar os trabalhos de educação financeira para que as famílias possam se organizar financeiramente melhor e assim gerar um consumo mais consciente”, pontuou Granja.

(Com Assessoria)

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