Variedades

Religiosidade do povo cuiabano é tema de mostra coletiva no Museu de Arte Sacra

1 minuto de leitura
Religiosidade do povo cuiabano é tema de mostra coletiva no Museu de Arte Sacra
Cena da procissão de São Benedito, eternizada por Rai Reis

Para o mês de aniversário de 300 anos de Cuiabá, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso reservou uma exposição que revela a grande relação entre o cuiabano e a religiosidade. A exposição fotográfica “Festas Religiosas de Cuiabá”, será aberta nesta sexta-feira (12), às 9h.

Focada totalmente nas manifestações religiosas e culturais da região, a exposição soma os registros de 14 fotógrafos importantes, dentre os quais estão Rai Reis, José Medeiros, Mayke Toscano, Mario Friedlander e Jr Silgueiro.

“Sou um veterano da fotografia em Mato grosso, há anos fotógrafo as manifestações culturais do Estado, e a grande maioria delas tem um forte componente religioso. Como fotógrafo vejo essas manifestações como a mais pura e profunda identidade da população cuiabana e mato-grossense”, conta Rai Reis.

Esta exposição marca a reabertura das portas do Museu de Arte Sacra, após dois anos em inatividade. Viviene Lozi, coordenadora do MASMT, comenta que não há como falar da história de Cuiabá sem passar pela memória e história da fé, festividade e religiosidade dessa terra abençoada, como revela a mostra de fotografias que permanece em cartaz até o dia 26 de maio, com entrada gratuita.

“O Museu de portas abertas novamente é uma conquista da sociedade e da instituição que sempre insistiu no segmento do patrimônio, com o intuito de valorizar e preservar a nossa história. Nosso objetivo é fazer com que o aparelho se recoloque novamente para a sociedade, com atividades educativas e culturais, pesquisas e preservação do patrimônio”. finaliza Viviene.

A gestão do museu é compartilhada entre a Associação dos Produtores Culturais de Mato Grosso e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes