Cuiabá

MT tem duas vezes mais estabelecimentos religiosos do que escolas ou unidades de saúde

Ao todo, há 10,3 mil estabelecimentos religiosos no estado, o que significa 289 templos para cada 100 mil habitantes

1 minuto de leitura
MT tem duas vezes mais estabelecimentos religiosos do que escolas ou unidades de saúde

Existem em Mato Grosso 10,3 mil estabelecimentos religiosos. A quantidade é bem acima das unidades de ensino e saúde, separadas ou juntas. São 289 templos para cada 100 mil habitantes. 

Dados novos do Censo 2023 divulgados na semana passada mostram um mapeamento das instituições sociais mais importantes. São considerados como estabelecimentos religiosos igrejas, templos, sinagogas, etc. Todos eles somavam 10.329 estabelecimentos abertos até o ano passado. 

A quantidade de escolas no mesmo tempo estava em 4,2 mil, e as de unidade de saúde em 4,5 mil. Os estabelecimentos religiosos são duas vezes maiores do que qualquer uma das outras instituições em separado e o número continua maior se elas forem somadas. 

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Cuiabá é a cidade com a maior quantidade de estabelecimentos religiosos, são 1,4 mil registrados, e seguida por Várzea Grande com 727. O ranking é fechado por Rondonópolis, com 669. 

 A quantidade de instituições religiosas no país varia entre 189 e 554 unidades para 100 mil habitantes. No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul tem 296 estabelecimentos e Goiás, 269.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes