Cidades

MT já registrou 14 afogamentos em 2019; saiba como evitar o acidente no Carnaval

1 minuto de leitura
MT já registrou 14 afogamentos em 2019; saiba como evitar o acidente no Carnaval
Foto: Corpo de Bombeiros

Os afogamentos têm sido um dos principais desafios e uma das maiores preocupações do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM). No último ano, a corporação registou 91 ocorrências no Estado. No mês de janeiro de 2018 e 2019, por exemplo, foram pelo menos 8 afogamentos.

Já em fevereiro deste ano, véspera de Carnaval, já foram registradas 6 ocorrências na Capital e região. Os números, no entanto, tendem a ser bem maiores, já que alguns casos nem chegam ao conhecimento do CBM.

De acordo com o major do Heitor Souza, especialista em ocorrências de mergulho, além do aumento no consumo de álcool, a busca por balneários e locais de pesca do Estado – e até mesmo as piscinas – tentem a ser maior no período de Carnaval. Por isso, devido a inviabilidade humana de cobrir toda demanda, os bombeiros prezam pelo trabalho de conscientização.

Duas situações evitáveis, por exemplo, são o banho de rio de pessoa alcoolizada e as brincadeiras de empurrar ou dar “caldo”. Segundo o major Souza, a causa mais comum dos afogamentos é o excesso de confiança por parte dos banhistas que sabem nadar.

Além disso, o militar alerta para o risco da tentativa de resgate em locais de profundidade e correnteza. Ele explica que o ideal é tentar lançar algum objeto longo ou flutuante para que a pessoa em risco possa segurar.

Confira as principais orientações do Corpo de Bombeiros para evitar que a água estrague a folia:

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes